terça-feira, 9 de outubro de 2007

DESFOLHADA

O Grande dia da Desfolhada será na próxima quinta-feira, 11 de Outubro, de manhã, no recreio da nossa escola. O Senhor Lindoro, o Lavrador , trará as espigas de milho e nós teremos que o desfolhar ao mesmo tempo que cantamos e ouvimos cantar, algumas músicas mais populares. As meninas que tiverem lenços regionais, podem trazê-los, assim como os rapazes, chapéus de palha.

1 comentário:

Anónimo disse...

As desfolhadas eram um momento alto nas lides agricolas. A ideia dos lenços e dos chapeus de palha é bastante interessante, pois através destes acessórios a atmosfera muda, possibilitando aos intervenientes uma maior " encarnação" na personagem ( se assim lhe podemos chamar). A propósito dos lenços, em Sobrado usavam-se uns lenços específicos, os tradicionais lenços cucos.
Quanto aos cantares preconizam todo o espírito da desfolhada. Uma festa de roda, na qual se teciam muitas vezes as malhas do amor e dos namoros ( á moda antiga). De referir que no fim das desfolhadas, nas casas mais abonadas se oferecia aos ajudantes um beberete, que variava conforme a abundância da família.
Finalmente, outro ponto a salientar é que as desfolhadas, tal como outras actividades agricolas, funcionavam num sistema de ajuda mútua. Por norma os vizinhos ajudavam-se uns aos outros ( este sistema ainda perdura nas vindimas).
Resta-me desejar-lhes uma boa actividade! Parabéns.