sexta-feira, 12 de outubro de 2007

A DESFOLHADA

Participamos numa desfolhada, na nossa escola!

Os alunos do 1º ano descreveram a actividade oralmente e por ilustração.
Os alunos do 2º ano expressaram-se oralmente, produziram individualmente frases sobre o tema discutido, ilustraram o trabalho e, em equipa, construiu-se um texto sobre a desfolhada.
Aleatoriamente, meninos e meninas iam dizendo frases com sequência lógica e a professora ia registando no quadro de lousa. De seguida, todos os alunos do 2º ano, reproduziram as mesmas frases construídas por eles, no computador da sala de aula.


A DESFOLHADA

No dia 11 de Outubro, no recreio da escola fizemos uma desfolhada.
O senhor Lindóro que é agricultor em Sobrado, trouxe-nos espigas de milho no seu tractor. Ele mostrou-se simpático connosco e ajudou-nos a realizar a desfolhada.
Todos os meninos participaram e as professoras também colaboraram.
Os participantes da desfolhada colocaram-se numa roda para desfolhar as espigas e colocaram-nas em cestos. Os rapazes usavam chapéus e as raparigas lenços. A professora tinha uma saia comprida e um avental. Ela também usava um lenço na cabeça.
Quando os cestos ficavam cheios, o senhor Lindóro transportava-os para o tractor com a ajuda dos rapazes. Estes, entusiasmados, entraram no tractor.
Duas meninas encontraram o Milho-Rei e, tiveram que dar beijinhos ou abraços a todos os meninos.
Terminou a desfolhada... agradecemos a presença do senhor Lindóro e, ele também agradeceu a todos os participantes e foi-se embora...
A desfolhada foi divertida! Aprendemos muito com esta actividade!

Texto colectivo
(alunos do 2º ano)

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá! Cliquei sobre as imagens e vi em pormenor os desenhos. Ficaram muito bonitos!Parabéns por terem escrito o texto em grupo e serem os alunos do 2º ano a "passá-lo" para o computador.Abraço a todos.