quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Dia das Bruxas

O dia das bruxas chegou... Os alunos do 4.º ano têm vindo a falar com tanta insistência deste dia que nos lembramos de saber um pouco mais desta tradição e fizemos um pequeno texto daquilo que descobrimos.

O “Halloween” por incrível que pareça, surgiu há dois mil anos!


Quando os povos Celtas festejavam o fim do Verão e o início das colheitas. Actualmente é comemorado na noite de 31 de Outubro, sendo um evento muito celebrado nos Estados Unidos, mas o qual se deve aos Irlandeses que levaram os costumes desta festa, no século XIX, ao imigrarem para esse país. Com o passar dos tempos tornou-se numa festa tradicional infantil. Na qual, as crianças se fantasiam e saem à rua batendo de porta em porta pedindo por doces, dizendo “triks or treats” – travessuras ou gostosuras? Quem não as atende pode ter alguma desagradável surpresa e elas lhe pregar alguma travessura...
Mas, é preciso saber que no início dos tempos, esta festa não era tão divertida e alegre, pelo contrário, era muito sombria e tenebrosa. É por isso, que se usam ainda hoje máscaras muito feias, de fantasmas, de Conde Drácula, de bruxas,.... Usam-se também muitos outros utensílios “horripilantes”.

Texto colectivo, escrito pelos alunos do 4.º ano.

Hoje, o dia na escola ainda teve uma surpresa, no fim houve uma gelatina hoooorriiiipiiilante!!!!!!!!

Sem comentários: