sexta-feira, 30 de novembro de 2007

1 de Dezembro de 1640 - Restauração da Independência

Amanhã é feriado porque...
D. Sebastião morreu na batalha de Alcácer Quibir, no norte de África, sem deixar descendentes. Sucede-lhe o seu tio, o Cardeal D. Henrique, que morreu dois anos depois, sem deixar sucessor.
Alguns dos nobres preferiam o rei de Castela chamado Filipe como o novo rei de Portugal mas o povo queria um rei português.
Em 1580, o rei Espanhol aproveitou a instabilidade por causa da sucessão e invadiu Portugal. Como venceu os portugueses, tornou-se o novo rei Portugal, com o nome de Filipe I .
Portugal após isso perdeu a independência e foi governado durante 60 anos. Por três reis espanhóis: Filipe I, Filipe II e Filipe III .
Durante esses anos os portugueses foram obrigados a combater, nas guerras em que a Espanha estava envolvida. Os impostos aumentavam, a indústria, o comércio e a agricultura foram abandonados e os nossos impérios na Ásia, na África e na América foram ocupados por 3 países: Holanda , França, Inglaterra. Esta situação deu origem ao descontentamento geral do povo português.
No dia 1 de Dezembro de 1640 , alguns nobres foram a Paço, expulsaram a duquesa de Mântua, representante do rei espanhol ,e declararam D. João , Duque de Bragança , futuro rei de Portugal. A INDEPÊNDENCIA EM PORTUGAL FOI RESTAURADA. Hoje continuamos a celebrar esta data, por isso, amanhã é feriado.
Filipa , José filipe e Ricardo
4.º Ano

Sem comentários: