quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Assim nasceu Portugal...


Quem foi o primeiro rei de Portugal?

Todos em uníssono responderam:

- Foi D. Afonso Henriques, professora.

- Porquê ele e não outro? -Voltei a questionar...

Assim na nossa sala começou a descoberta como nasceu Portugal? Aqui publicamos um pequeno resumo daquilo que aprendemos...

O conde D. Henrique e Dona Teresa eram os senhores do Condado Portucalense. Quando D. Henrique faleceu, o seu filho D. Afonso Henriques, era ainda uma criança, mas já tinha duas grandes aspirações: fazer do Condado um Reino independente (um país, uma nação) e aumentá-lo. Para tal lutou contra o rei de Leão e Castela, ao qual pertencia o Condado Portucalense. D. Afonso Henriques foi também um cavaleiro muito valente e com muita coragem combateu e travou várias lutas contra os Muçulmanos, para conseguir alargar o território. Ao fim de vários anos de luta contra o reino de Leão e Castela, finalmente, D. Afonso Henriques foi reconhecido plo seu primo, rei de Portugal, no Tratado de Zamora, em 1143. O Condado passa a ser reino.
E assim nasceu o reino de Portugal....

Os reis que sucederam a D. Afonso Henriques continuaram a sua luta e o nosso território foi aumentando. Mais tarde, por mar descobrimos e povoamos novas terras em quase todos os continentes.

(imagem retirada da internet)

Sem comentários: