sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Festa de Natal

Nessa manhã, do dia 14 de Dezembro, as crianças foram para as suas salas de aula, onde terminaram alguns trabalhos, relembraram canções natalícias entre outras coisas.
O Polivalente estava decorado, com bolinhas de cartolina colorida onde estava o rosto de cada aluno, respectivas professoras, auxiliares e as duas profissionais de cozinha. Suspensos (do tecto) estavam ainda uns círculos grandes, decorados por várias crianças do pré-escolar e do 1º ciclo. O presépio irradiava luz e o pinheirinho (também enfeitado com decorações elaboradas pelos meninos da escola) estava bonito e com luzinhas que piscavam.
As mesas foram forradas com toalhas de papel amarelo, os guardanapos eram vermelhos com motivos de Natal e os pratos eram diferentes. Todos íamos almoçar na escola!
A D. Noémia, com a ajuda da D. Rosa, tinha feito alguns doces tradicionais da época.
Assim, cerca das 12h todos se dirigiram para o "refeitório". Comeram sopa e Bacalhau com natas, que estava muito bom. Seguíram-se as sobremesas (aletria, rabanadas, pão-de-ló, bolo-rei, rolo de chocolate, miniaturas amanteigadas, coquinhos...).
Terminada a refeição conjunta, a criançada foi brincar um pouco para o recreio (enquanto o "refeitório" foi arrumado e transformado em "auditório").
Pelas 14h voltamos a juntar-nos todos para iniciar o segundo momento festivo. Apresentar aos colegas, pequenas participações das várias turmas, desde dramatização,jogral até canções e poemas. Alguns pais/familiares manifestaram interesse em assistir e fizeram-no.
Por fim, veio o terceiro momento festivo e, aquele que era mais ansiado pela pequenada, O Pai Natal com as prendas. Só que para evitar confusão, essa distribuição de presentes foi feita em cada sala de aulas.
Todos ficaram admirados com o tamanho do Pai Natal mas, também com a sua simpatia.
E, a alegria pairava no rosto de todos!...







Sem comentários: