quarta-feira, 30 de abril de 2008

UM "TECTO" PRIMAVERIL


O nosso Polivalente é enorme. Fica muito mais bonito decorado! E os sacos de plástico (usados) também dão para fazer coisas bonitas! Pois com a ajuda dos pais dos meninos do Jardim de Infância foram feitas muitas flores...que foram colocadas em faixas, também de plástico(sacos do lixo). Os meninos do 1º ciclo, com a ajuda da professora Adriana (Actividade de Plástica), fizeram umas borboletas muito lindas, que estão suspensas perto das flores. Os meninos do Jardim fizeram umas borboletas com a técnica da simetria, que brevemente "voarão" junto das flores da entrada.
Muito obrigada aos Pais/familiares pela colaboração.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 DE ABRIL - REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

Houve diálogo com os alunos sobre esta data histórica. Antes do 25 de Abril de 1974, o país foi governado por um senhor chamado SALAZAR. Apesar de ter conseguido recuperar o país de uma grave situação financeira, encaminhou Portugal para uma Ditadura. Concentrou todos os poderes nas suas mãos e tentou controlar as ideias das pessoas. Não havia liberdade de expressão. Os que tentavam expressar-se eram presos ou exilados. Decorreu uma guerra colonial em África e, foram enviados muitos soldados portugueses. O envio de jovens para a guerra foi bastante criticado...
O descontentamento das pessoas em relação à Ditadura era geral. Por isso, a 25 de Abril de 1974, um movimento comandado por um grupo de militares derrubou a Ditadura e estabeleceu a Democracia. Instaurou-se Liberdade. O termo "Revolução dos Cravos" surge simultaneamente com o movimento militar, quando por ali passa uma florista com uma cesta de cravos começando a distribui-los pelos soldados.

Depois do diálogo, houve a reprodução de texto, pintura de cravos e elaboração de cravos com papel crepe. Para finalizar, cantamos uma canção:


"A GAIVOTA"



Uma gaivota voava, voava,
asas de vento,coração de mar.
Como ela, somos livres,
somos livres de voar.

Uma papoila crescia, crescia,
grito vermelho
num campo qualquer.
Como ela somos livres,
somos livres de crescer.

Uma criança dizia, dizia
"quando for grande
não vou combater".
Como ela, somos livres,
somos livres de dizer.

Somos um povo
que cerra fileiras,
parte à conquista
do pão e da paz.

Somos livres,
somos livres,
não voltaremos atrás.


Ermelinda Duarte


quinta-feira, 24 de abril de 2008

25 de Abril...

Recordamos o que aconteceu no dia 25 de Abril de 1974...
E relembramos que a revolução dos cravos foi a porta para a nossa liberdade.

LIBERDADE
DEMOCRACIA
POVO
ALEGRIA
PAZ
FRATERNIDADE
SOBERANIA

" A liberdade é um dos dons que os céus deram aos homens: com ela não podem igualar-se tesouros guardados pela terra e pelo mar (...)"

Miguel de Cervantes

revista "figuras professores", Fevereiro 2008

Alunos do 4.º ano

quarta-feira, 23 de abril de 2008

CENTRO CIÊNCIA VIVA


Conforme estava programado, no dia 22 de Abril, visitamos o CENTRO CIÊNCIA VIVA de Vila do Conde. O Centro apresenta, desde Outubro de 2007, uma exposição sobre "A água no corpo humano-Sangue", que incluí vários módulos interactivos. Tivemos uma monitora que nos guiou e explicou todos os módulos. A visita iniciou com a projecção de um filme sobre o tema já referido. Aprendemos que 70 % do corpo humano é água e, que a quantidade total de sangue é cerca de 5 litros. O que mais gostamos de ver no filme foi o futebolista Nuno Gomes do Benfica. Ele falou sobre a importância dos dadores de sangue, para salvar vidas. Qualquer pessoa entre os 18 e os 65 anos pode doar sangue, desde que seja saúdavel. A visita continuou... Destacamos apenas alguns módulos que, sem dúvida, nos aliciaram!

SANGUE VEÍCULO DA VIDA

Entramos num vaso sanguíneo e viajamos... Para protegê-lo, calçamos uns sapatos de plástico. Viajamos lado a lado com glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Conhecemos as funções e dimensões destes elementos que percorrem o nosso organismo.



CADA CORAÇÃO SEU RITMO


Cada coração tem o seu ritmo. Experimentamos ouvir o coração do cavalo, do elefante, da baleia, do cão, do macaco, do beija-flor... e comparamos com o nosso batimento cardíaco.

Encostamos o ouvido ao “coração” de cada animal e surpreendemo-nos com a relação entre a frequência do batimento de cada um e a respectiva massa corporal.



GUIA ALIMENTAR E RESTAURANTE SANGUE BOM


O guia alimentar dá uma ajuda para bem saber comer! Neste restaurante self-service escolhemos duas refeições e descobrimos qual o “custo” calórico da opção. A monitora deu-nos o talão da escolha de uma refeição pouco saudável e o talão da escolha de uma refeição saudável.

Transmitiu-nos como ter uma alimentação saudável: completa, equilibrada e variada.

Destacou-se a importância da ingestão diária de água e a prática regular de exercício físico.


A QUANTO ANDA O TEU CORAÇÃO

Durante um exercício físico, o coração bate mais depressa, no entanto, a prática regular de exercício torna o coração mais eficiente.

O André, do 2º ano, experimentou subir para a passadeira rolante e caminhar ao ritmo do movimento observado na montanha russa. Nós escutamos a alteração do seu ritmo cardíaco.

LABORATÓRIO

Visitamos o laboratório... Observamos ao microscópio os glóbulos vermelhos e, apresentaram-nos duas experiências. A primeira experiencia foi com a água e o leite (verficar se a água tem cálcio). A água ficou azul e o leite lilaz. Só o leite é que tem cálcio. A segunda experiência foi com a chama de gás e o leite (verificar a presença do potássio). A chama era azul e, ao juntar o leite passou a cor laranja.


Nós adoramos esta visita de estudo!

(alunos do 1º e 2º anos)


terça-feira, 22 de abril de 2008

Visita de Estudo

Hoje fomos ao Centro de Ciência Viva em Vila do Conde, para ver uma exposição interactiva sobre o sangue.
A nossa Visita começou por vermos um filme sobre o Instituto do Sangue e da sua importância na recolha do sangue. Aprendemos também que a partir dos 18 anos e se formos saudáveis podemos ser dadores e com as nossas dádivas poderemos salvar vidas. De seguida fomos jogar um jogo para relembrar os alimentos saudáveis que devemos consumir no nosso dia a dia. O segundo jogo foi para nós aprendermos o que é o sangue e os quatro tipos de sangue, depois tínhamos de saber qual o sangue indicado para cada um de nós, se por um acaso necessitássemos de uma transfusão de sangue. Aqui também aprendemos as principais funções do sangue e que a sua principal função é o transporte de substâncias ao funcionamento do nosso organismo.
Depois de termos todos adivinhado as soluções fomos com a nossa guia para um laboratório, o laboratório era pequeno mas tinha imensos utensílios. Nós conseguimos ver os glóbulos vermelhos e os glóbulos brancos ao microscópio. Também realizamos duas experiências que provam que o leite é muito rico em cálcio e em proteínas.
Logo de seguida fomos para uma "veia" gigante e entramos nela. Foi como entrar num vaso sanguíneo de verdade e acompanharmos o percurso dos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas, dentro desse vaso. Aprendemos que por vezes estes elementos do sangue encontram outros companheiros de viagem e muitas coisas podem acontecer... e vimos também o que acontece quando um de nós faz um corte.
Observamos ainda um coração gigante e como é que ele bombeia o sangue par o nosso corpo. Por fim, vimos o que acontece quando não existe uma alimentação e estilo de vida saudáveis e como as gorduras se acumulam nas veias e nas artérias.




Foi uma Visita onde aprendemos muitas coisas...
E não se esqueçam:

Diariamente, as transfusões salvam milhares de Vidas!

Dê sangue!...

Texto colectivo
Alunos do 4.º ANO

segunda-feira, 21 de abril de 2008

O HOMEM E O CAVALO

Esta é a história de um homem que quer comprar um cavalo. Vai visitar uma coudelaria e mostram-lhe um puro-sangue muito bonito chamado Raio.

- Tenha cuidado! -diz-lhe o encarregado da coudelaria. - Este cavalo é muito especial. Para o fazer avançar, é preciso dizer-se "Uf!" e para o fazer parar é preciso dizer-se "Oh!"

- Isso não me parece demasiado complicado!-exclamou o homem. - Vou comprá-lo!
O homem monta o cavalo, diz "Uf!" e o cavalo começa a avançar.
-Óptimo, isto funciona!-pensa ele e decide ir dar um passeio.

Mas, eis que, de repente, no meio do campo, o cavalo começa a galopar cada vez mais depressa. O homem já não sabe como o fazer parar.

-"Uf!"-grita ele. -Não, isto é para o fazer avançar!
E o cavalo continua a galope como um louco furioso. O problema é que ele se dirige a toda a brida para uma falésia perigosa.

O homem empalidece e grita todas as palavras que lhe passam pela cabeça:
-Socorro! Pára, Raio, pára! Cavalo idiota, pára imediatamente!
E, de repente, ele grita:
-"Oh!"- e o cavalo pára precisamente diante da falésia e depois o homem, olhando para o precipício, grita: "Uf!"...



QUANTAS LETRAS?
  • Quantas vezes aparece a letra "s" no texto?

  • Quantas vezes aparece a letra "z" no texto?

  • Quantas vezes aparece a letra "l" no texto?

  • Quantas vezes aparece a letra "o" no texto?

Jogos de Reflexão, Brinca e aprende, meribérica/Liber Editores, Lda.

sábado, 19 de abril de 2008

ANIVERSÁRIO

Neste mês de Abril, só a Sofia Fontes fez 4 anos, no passado dia 15.
Parabéns Rainha Sofia! O Castelo está por sua conta!...

sexta-feira, 18 de abril de 2008

PRIMAVERA

PRIMAVERA


Na Primavera a Natureza fica mais bonita e os animais começam a sair das suas tocas.
Na Primavera, as formigas começam a procurar comida .
As plantas crescem verdinhas e há flores coloridas.
A temperatura é mais alta e os dias são mais longos.
As árvores de folha caduca começam a ter folhas e flores.
As andorinhas voltam dos países do Norte de África.
As borboletas e as joaninhas voam pela Natureza. Às vezes, pousam nas flores .
As abelhas voam de flor em flor... vão buscar o pólen que se vai transformar em mel.
Nós gostamos muito da Primavera, especialmente das joaninhas.

Texto colectivo (alunos do 2º ano)


PESQUISA DE CANTILENAS


“Joaninha voa, voa que o teu pai foi a Lisboa com um saco de dinheiro para dar ao sapateiro.”

“Joaninha voa, voa que o teu pai foi a Lisboa buscar um bocadinho de pão para ti e para o João.”

“Joaninha voa, voa, que o teu pai foi para Lisboa buscar uma sardinha para ti, joaninha.”

quarta-feira, 16 de abril de 2008

PROBLEMA


Vê se consegues resolver este problema...

O André, o Telmo, o Bento e o João organizaram uma corrida de bicicleta, no parque da cidade. Cada um deles tem de correr uma só vez com todos os outros. Quantas corridas de bicicleta se realizarão no parque?


terça-feira, 15 de abril de 2008

PLANTAÇÕES E SEMENTEIRAS


No dia 1 de Abril , saímos à Descoberta do Ambiente Natural... Não foi partida do dia dos enganos! Foi mesmo verdade! Fomos à mata da escola e, observamos algumas plantas que nascem e crescem sem serem cuidadas. São as chamadas plantas espontâneas. Aproveitamos e, com a ajuda da D. Maria, recolhemos "terra fértil" para fazer plantações e sementeiras.

Na sala de aula, dialogamos sobre a diversidade de plantas e os diferentes ambientes onde vivem. Referimos as partes constitutivas de uma planta completa: raíz, caule e folhas. Só algumas têm flores e fruto.

De seguida, passamos à prática do cultivo, colocando mãos à obra. Plantamos amores perfeitos e petúnias. Semeamos plantas da horta: feijão preto, abóbora menina, abóbora chila, milho amarelo e salsa. Semeamos também, plantas do jardim: relva, girassóis, milho preto, petúnias, cravos túnicos, camélias e amores perfeitos. No final, deitamos água e colocamos os vasos no exterior para captar luz natural.

Com collants velhos, serrim e relva criamos duas mascotes para a turma... as minhocas relvadas!

Diáriamente, observamos o crescimento das plantas e tratamos delas com carinho. Quando a terra parece ficar seca, deitamos água para alimentá-las.

Observem...

Visita a casa da Jessica

Vimos muitos animais!...

segunda-feira, 14 de abril de 2008

A ANDORINHA

CANÇÃO - A ANDORINHA
Musica de " Apita o Comboio"


Olha a andorinha
de peninha preta
voa, voa, voa
mais que a borboleta.

Coro: Chegou de viagem
já estou à espera,
sei que na bagagem
traz a Primavera.

Traz manhãs verdinhas
p´ra pôr no jardim
e um balão de Sol
doirado p´ra mim.

Ela é corajosa
atravessa o mar,
traz nas suas asas
força para voar.

Voa, voa, voa
ninguém a contém,
olha a alegria
que a andorinha tem.

Olha a andorinha
que lá vem, lá vem,
traz paz e alegria
e amor também.


autor desconhecido

CENOGRAFIA / ESPECTÁCULO

O texto e a concepção cénica do espectáculo foram criados a partir do tema da “DIFERENÇA”, com o envolvimento dos alunos do pré-escolar, 1º ano e 2º ano do ensino básico (Portugal e Brasil) que elaboraram desenhos acerca do tema “Um Rosto Diferente”, e com o envolvimento de entidades e individualidades que contribuíram com textos e opiniões.

Os desenhos foram seleccionados, resultando (50 de c
ada país) que constituem a base da dramaturgia e são apresentados em conjunto com a peça “Cor da Pele” na cenografia/exposição “Um Rosto Diferente”.

Este espectáculo está idealizado para apresentações em espaços abertos (ruas e praças) ou em recintos alternativos. É um espectáculo de rua não convencional, assente no corpo e na voz do actor, e com movimento e sonoridade sustentados nas danças e músicas tradicionais pernambucanas e portuguesas, numa vertente contemporânea. Esta pretensão é facilitada pela cenografia e demais objectos que são projectados numa óptica itinerante, de fácil deslocação, montagem e adaptação aos mais variados espaços, relevando na sua concepção um contexto de envolvimento directo com o público.

“Cor da Pele – Um Rosto Diferente” pretende estimular a função social da cultura como fortalecimento de valores éticos de cidadania e do senso cívico.


Dois irmãos gémeos ou duas irmãs gémeas com a curiosidade do conhecimento viajam pelo reino dos conceitos e dos preconceitos. Uma viagem com ou sem volta?

Um Rei, Uma Rainha e Duas Princesas
Prisioneiros
Vampiros
Palhaços
Índios
Negros
Extraterrestres
A família cor-de-rosa
O homem que queria ser colorido
Todos com apenas uma cor
A mudança de cor
O homem do princípio ao fim
A mulher do princípio ao fim
O cabeçudo
O rosto de tela
O rosto indefinido
Três olhos e três bocas
Os narizes
O gordo e a melancia
A estudiosa e a invejosa
A casa e o banco
A Mona Lisa
Sem os braços, sem as pernas e sem o tronco.
E a cabeça?


CURIOSIDADES

SOBRE OS DESENHOS SELECCIONADOS DA NOSSA ESCOLA


O desenho do IGOR ALMEIDA do 1º ano encontra-se no grupo “Todos com apenas uma cor”. É um rosto de cor verde.

O desenho do GONÇALO DINIS do 2º ano encontra-se no grupo “O homem que queria ser colorido”, designado por caveira colorida.

domingo, 13 de abril de 2008

Jardins da nossa imaginação...

Era um jardim muito verde, com árvores muito lindas, e pássaros a cantar, andorinhas a voar, com o cheiro das flores e o seu perfume no ar.
Era realmente um paraíso que me deixou cheia de prazer o ter ido visitar. Fiquei tão maravilhada e tão bem que até me deitei naquela relva verdinha, com flores lindíssimas. Até gostei de muitas músicas que os pássaros cantaram, era o melhor paraíso de sempre.


Sílvia Jorge Moreira da Rocha





Eu estava sentado num banco preto. O jardim era redondo e bonito. Tinha flores e tinha um lago. Havia sapos, rãs, peixes e havia meninos no escorrega. Havia muitos, muitos, peixes mas o menino caiu no lago e comeu um peixe vivo.

Tiago Filipe





Um dia eu estava sentado num banco de um jardim.
Havia muitas flores de muitas cores, laranja, verde, azul, vermelho, amarelo e cor-de-rosa. Os pássaros passavam o dia todo a cantar em cima das árvores e também havia um lago com muitos peixes, no meio havia nenúfar, onde as rãs passavam o dia todo a saltitar em cima delas.



João Miguel Ferreira Nunes







sexta-feira, 11 de abril de 2008

TEATRO

ESPECTÁCULO "COR DA PELE - UM ROSTO DIFERENTE"

Em Outubro de 2007, a nossa escola (EB1/JI de Paço - Sobrado), colaborou no Projecto "Cor da Pele - Um Rosto Diferente", uma iniciativa do ENTREtanto TEATRO (Portugal) e do TEATRO CASA (Brasil). A Finalidade era criar um rosto original, diferente dos rostos que estamos habituados a ver.
O Projecto envolveu 21 escolas da cidade de Valongo (Portugal) e 39 escolas das cidades de Salgueiro, Mirandiba, Parnamirim e Moreilândia (Brasil), totalizando 250 professores e 4.500 crianças (1.500 de Portugal e 3.000 do Brasil), que elaboraram desenhos sobre "Um Rosto Diferente", dos quais foram seleccionados 200 (100 de cada país) para a criação de textos. Posteriormente, foram seleccionados apenas 100 (50 de cada país), servindo de suporte para a dramaturgia e que integram a cenografia/exposição do espectáculo "Cor da Pele - Um Rosto Diferente."
Na semana passada, tomamos conhecimento das listagens dos desenhos seleccionados. Na lista dos 100 seleccionados, encontra-se um aluno do pré-escolar, João Magalhães. E, na lista dos 50 seleccionados, estão contemplados 2 alunos do 1º Ciclo: IGOR ALMEIDA do 1º ano e GONÇALO DINIS do 2º ano. Ambos estão de Parabéns!...
O espectáculo "Cor da Pele - Um Rosto Diferente", é uma criação e encenação de Júnior Sampaio e a sua estreia será hoje, no Fórum Cultural de Ermesinde (Portugal), pelas 21 h 45 m, com reposição a 12 de Abril, no mesmo horário. A peça já estreou no Brasil, a 1 de Março. No dia 13 de Abril, pelas 16 h 00, o espectáculo será destinado especialmente aos 50 alunos, cujos desenhos seleccionados, integram a cenografia/exposição do espectáculo, contando também, com a presença dos respectivos acompanhantes e professores representantes das escolas, entre outras individualidades envolvidas na criação dos textos.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Escritores pequeninos...a propósito do Livro infantil

Um grupinho de crianças mais velhas do Jardim de Infância, juntaram-se e inventaram uma história. O Livro podem vê-lo nas imagens de "slide show"...Gostavam de conhecer o enredo? Peçam aos autores para vos emprestar o livro!

A Terra está doente...

Os alunos do 4º ano descobriram a Terra no consultório de um médico...


Doutor- O que posso fazer por si?
Terra- São as pessoas, senhor doutor. Tratam-me mal.
Doutor- As pessoas?
Terra- Sim, as pessoas de todo o Mundo! Desde há muitos séculos que os homens têm utilizado a Natureza descontroladamente em proveito próprio sem pensarem no futuro.
Doutor- Realmente a sua beleza está a desaparecer...
Terra- Eu bem tento preserva-la mas por todo lado existem lixeiras a céu aberto que espalham mau cheiro e doenças. Além disso os resíduos Industriais estão a contaminar os solos , os rios ,os mares, ... Eu assim não consigo viver! E se eu não conseguir...
Doutor- Nós, os Seres Humanos também não!
Terra- Morreremos ....
Doutor- O que podemos fazer para evitar que esse mal aconteça? Existe algum medicamento que eu possa receitar?
Terra- O meu remédio depende de todos vocês. Parece difícil mas têm que começar por algum lado. Por exemplo todos podem praticar nas vossas casas a politica dos 3 “R”.


texto colectivo









A politica dos 3 "R" significa:






Reduzir- Diminuir a utilização de produtos como o plástico.



Reutilizar- Nova utilização de produtos



Reciclar- Com os materiais das embalagens de plástico, vidro, metal e papel, fabricar novas embalagens.



Estudo do Meio 4, Areal editores





Receita simples para a salvação da Terra:



Em casa...
Separar os lixos e evitar os aerossóis.


Na rua...
Nunca deitar nada para o chão. Fechar bem os sacos do lixo. Colocar o lixo separado nos respectivos ecopontos.


Na Natureza...
Usar sempre os caixotes do lixo. Nunca enterrar lixo na areia das praias. Nunca fazer fogueiras ou brincadeiras com o fogo nas matas.

domingo, 6 de abril de 2008

Patinhos feios

Relacionado com a comemoração do Dia Internacional do Livro Infantil, lembramos a história de Andersen, "O Patinho Feio". Cada menino do jardim de infância coloriu e montou um patinho...ora vejam!Gostam?...

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Culturas...

No final de Fevereiro, começamos a semear e a plantar. Já aqui contamos a nossa ida ao monte, para ir buscar terra e, a fase posterior, de plantação de Jacintos e a sementeira de milho e de girassóis. O resultado surgiu!...nasceram dois Jacintos e muitas plantinhas de milho e girassol.


Ontem todas elas foram para casa de cada menino. Na escola não temos espaço adequado para essas plantações, apesar de termos muito espaço!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Maria Isabel Mendonça Soares é licenciada em Filologia Românica, é autora e tradutora de inúmeros livros para crianças. Foi professora de Cultura Portuguesa e Literatura para a Infância na Escola Superior de Educadores da Infância Maria Ulrich, bem como de formação de professores. Participou activamente nos Encontros de Literatura para Crianças promovidos pela Fundação C. Gulbenkian e orientou pedagogicamente as bibliotecas infantis “À Descoberta” da Associação de Pedagogia Infantil. Actualmente colabora em revistas de educação e em programas de incentivo à leitura em várias bibliotecas públicas e escolas do Ensino Básico.


A SEMENTE

Põe uma semente

num vaso com terra.
Cuida dela com amor.
Dá-lhe sol
e dá-lhe água.
Fala com ela baixinho
ou conta-lhe uma história
devagar, devagarinho.
E certa manhã,
ao acordares
a flor já despertou.
E tu ficas tão contente
que contas a toda a gente
que a tua flor já nasceu
e que vai ser a mais bela
que a Primavera já deu!

Maria Isabel de Mendonça Soares,
365 Histórias de Encantar, Verbo.

Dia Internacional do Livro Infantil

Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil que se comemora hoje, dia 2 de Abril, data do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Os alunos do 4.º ano realizaram a biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen que é considerada uma das escritoras de livros para crianças mais importantes da Literatura Portuguesa e autora de alguns textos abordados nas aulas e no manual de Língua Portuguesa.

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto, em 1919. Alguns dos seus livros são inspirados nas suas próprias vivências durante a sua infância, nesta cidade e na praia da Granja. Mais tarde viveu em Lisboa onde estudou e tirou o curso de Filologia Clássica, na Universidade de Lisboa. Foi mãe de cinco filhos o que a motivou a ser escritora de livros para crianças, mas a sua obra inclui também obras poéticas, foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Em 1999 ganhou o prémio Camões.
Os principais livros que escreveu foram: O Rapaz de Bronze (1956), Histórias da Terra e do Mar (1984) e os contos infantis A Fada Oriana (1958), A Menina do Mar (1958), Noite de Natal (1959), O Cavaleiro da Dinamarca (1964) e A Floresta (1968).


Fundo do mar

No fundo do mar há brancos pavores,
Onde as plantas são animais
E os animais são flores.

Mundo silencioso que não atinge
A agitação das ondas.
Abrem-se rindo conchas redondas,
Baloiça o cavalo-marinho.
Um polvo avança
No desalinho
Dos seus mil braços,
Uma flor dança,
Sem ruído vibram os espaços.

Sobre a areia o tempo poisa
Leve como um lenço.

Mas por mais bela que seja cada coisa
Tem um monstro em si suspenso.

Sophia de Mello Breyner Andresen
Obra Poética
I


Dia Internacional do Livro Infantil


Hans Christian Andersen nasceu precisamente há 203 anos, em Odense, pequena cidade marítima da Dinamarca.
Filho de um modesto sapateiro e sua mulher, teve uma infância muito pobre. Mas, apesar dessa condição, seu pai encenava pequenas peças em teatros de papelão e contava-lhe as mais lindas histórias, que fizeram o encanto do pequeno Andersen. Frequentou a escola, como as crianças do seu tempo, mas andava muito só. Era um garoto tímido e educado que demonstrava uma sensibilidade e uns gostos diferentes da pequenada da sua idade. O teatro fascinava-o.

Em 1814, quando tinha apenas 9 anos, morre o seu pai. A vida complicou-se!

A mãe teve que redobrar o seu trabalho e, mesmo ele, teve que ir trabalhar muito jovem para ajudar no sustento da família. A sua intenção de ser actor continuava em mente mas, sua mãe, achando tal uma fantasia tornou-o aprendiz de alfaiate.

Foi assim que, decidido a mudar de vida , apenas com 14 anos partiu para Copenhague.

Uma vez lá chegado, iniciou-se um período de maior dificuldade...passou fome, viveu na miséria, sofrendo maus tratos e múltiplos enganos. Aí não havia ninguém que o conhecesse e o protegesse e ele era muito jovem. Teria que lutar sozinho, como aliás o fez. Se algumas portas se fechavam, algumas se abriram como foi o caso de um célebre professor e Director do Conservatório a quem Andersen procurou e a quem impressionou com as suas declamações e o seu canto. Se esta foi uma óptima ajuda, um velho poeta de nome Guldberg foi-o também. Para além do aspecto financeiro o poeta franqueou-lhe a entrada na sua Biblioteca, ajudando-o a estudar e a escrever. E Andersen lançou-se a escrever...a escrever Tragédias...

Aventurou-se a enviar uma delas para ser lida pelo Director do Teatro. Assim conseguiu uma bolsa de estudos e concluiu em 1828 o Liceu, tendo já a esse tempo publicado um conto - "O Urso moribundo". Nesse mesmo ano ingressa na Universidade de Copenhague. Terminado o seu curso os amigos recomendam-no ao Rei, que lhe concedeu nova bolsa de viagem para prosseguir a sua formação.

Andersen era uma figura controversa e, se muitos o admiravam, outros tantos o apelidavam de louco, talvez pela sensibilidade do seu carácter.

Viajou muito entre 1833 e 1834 desde Itália , França até Turquia e Alemanha. Nessa altura contactou com escritores consagrados e ele próprio tornava-se um escritor notado.

A partir de 1833, publica obras dramáticas, diários, apontamentos de viagem e romances, mas foi pelos Contos Infantis que ficou famoso.

Das muitas viagens, em 1866, já então escritor reconhecido em todo o mundo, visitou Portugal, percorrendo Lisboa, Coimbra, Sintra, Buçaco e Setúbal. Em Lisboa conviveu com António Feliciano de Castilho, com quem veio a corresponder-se.

Das suas impressões "portuguesas" nasceu o Conto "No pátio".

Andersen escreveu e publicou um total de 156 contos. Desses destaco "O patinho Feio", "O soldadinho de Chumbo", "A pequena Sereia", "O Abeto", " A roupa nova do Imperador", "A Polegarzinha" e "A menina dos fósforos"entre outros.

Hans Christian Andersen faleceu a 4 de Agosto de 1875. As suas histórias continuam a ser lidas e contadas em várias línguas tanto a crianças como a adultos.

Em homenagem ao dia do seu nascimento, a 2 de Abril de cada ano comemora-se o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil.