domingo, 30 de maio de 2010

Semana da Bugiada

Durante a semana em que decorreu na nossa sala a sensibilização para a festa tradicional da região, "Os Bugios", fizemos imensas actividades: construção de um cabeçudo, ouvimos histórias, os pais do Dinis foram contar a lenda, fantasiamo-nos, assustamos os colegas do 1º ciclo , dançamos, tocamos e vimos fotografias que as avós trouxeram. Aqui estão alguns desses momentos.

Bugios



Como não podia deixar de ser, o tema obrigatório nesta altura do ano é a Bugiada. Todos têm vivências desta festa regional que se festeja no dia 24 de Junho em Sobrado. Os pais do Dinis foram à sala de aula e o pai esteve a contar a história desta lenda. Todos estivemos muito atentos e aprendemos a verdadeira história da guerra entre cristãos(Bugios) e mulçumanos (Mourisqueiros).


Fomos convidados a participar numa exposição que irá decorrer na Casa do Bugio, na altura do S. João, e resolvemos participar com um cabeçudo em forma de Bugio. Este foi o resultado. Todos participamos com entusiasmo pois foi uma semana dedicada à bugiada com muitas actividades.




DIA PAI /MÃE


Ao Pai oferecemos um bonequinho para deixar recados.

À Mãe oferecemos um sabonete para colocar na gaveta.
E, todos os dias oferecemos amor, carinho e beijinhos.








SEMANA DA LEITURA

No sentido de incutir o gosto pela leitura, a Biblioteca da EB2,3 de Sobrado convidou um contador de histórias "Evaldo Barros". No dia 19 de Janeiro de 2010, este senhor apresentou-nos um espectáculo "As infindáveis versões do Capuchinho Vermelho". Dessas muitas versões, tivemos a ideia de apresentar histórias aos colegas da turma e da escola, na semana da leitura. Dividimos a turma em quatro grupos e seleccionamos pequenas histórias: Os dois amigos e o urso; O sapo feio; Peter Pan; O leão e o javali; Em grupo decidimos apresentar as histórias de forma diversificada. Um grupo apresentou em dramatização, outro apresentou imagens dos personagens, outro decidiu fazer fantoches e o quarto grupo fez uma apresentação em Powerpoint.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

CONTADOR DE HISTÓRIAS

Um contador de histórias, Evaldo Barros, veio à nossa escola, no dia 19 de Janeiro, contar a história do Capuchinho Vermelho, em várias versões. Primeiro, contou a história lendo um livro. De seguida, contou a mesma história com gestos, sem utilizar o livro. Depois, repetiu a história... Contou-a com bonecos que pareciam fantoches... Contou-a com legumes... Com óculos... Por último, contou-a com sapatos.



Trabalho de equipa
(Helena, B. Marujo, Rafaela, Gabriela e Bruna Filipa)


quarta-feira, 19 de maio de 2010

ANIVERSÁRIO DA LARA




Olá a todos. Cá estamos nós a contar como foi mais um dia de festa na nossa escola. No dia 16 de Maio a Lara fez anos, e como calhou num domingo, festejamos na segunda-feira.
A Lara estava muito feliz e teve direito a uma bela coroa e a ser chefe, como "manda a tradição". O bolo era muito bom, bonito e os amiguinhos deliciaram-se com as guloseimas que a Lara lhes deu. Parabéns Larocas, estás uma "mulherzinha", já tens 5 anos.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

VIAGEM DE FINALISTAS DO 1º CICLO



No dia 11 de Maio de 2010, os alunos do 4º ano juntamente com professores e auxiliares das escolas de Sobrado e Campo foram ao passeio de finalistas. Partimos às 8:15 e chegamos ao destino (Complexo Turístico de Rilhadas) às 09:30.

O transporte, a camisola e o chapéu foram oferecidos pela Câmara municipal de Valongo.

Pelo caminho vimos uma ETAR(Estação de tratamento de águas residuais) sobre a qual tínhamos falado no dia anterior com a professora.

Fizemos muitos jogos como: futebol, voleibol,rugby bytok, ao cavalo etc.

Começou a chover e tivemos de ir para a Casa do Cancelo e, lá dançamos muito.

Levamos o lanche da manhã... O resto deram-nos!No fim fizemos um caça ao tesouro.
Quem ganhasse recebia guloseimas.

O tempo não ajudava muito, mas mesmo assim foi muito divertido!

Viemos cansados, mas valeu apena o cansaço.

Chegamos à escola mais ou menos às 19:15. Na escola de Paço os pais esperavam os seus filhotes finalistas.

O passeio foi muito divertido e nunca mais o esqueceremos, porque estávamos reunidos.


Alunos do 4º ano - finalistas do 1º Ciclo

segunda-feira, 10 de maio de 2010

REGRAS A CUMPRIR NAS VISITAS DE ESTUDO

Deixamos aqui algumas regras estabelecidas por nós para serem cumpridas nas visitas de estudo.


  • Levar chapéus para proteger do sol e identificar os alunos;

  • Na camioneta apertar os cintos;

  • Tomar atenção ao que a professora diz;

  • Nunca se separar do grupo de colegas e professores;

  • Entrar e sair da camioneta com cuidado;

  • Preparar lanche se for necessário;

  • Chegar a horas ao local de partida;

  • Se a camioneta estiver em andamento não se dirigir à porta;

  • Nunca ouvir estranhos, nem aceitar boleia e alimentos de estranhos;

  • Nunca fazer coisas sem autorização;

  • Levar comprimidos para enjoo;

  • Levar roupa confortável e desportiva;

  • Levar primeiros socorros para quem se aleijar;

  • Cuidados a ter nas passadeiras e estradas:

  • - Não atravessar as estradas sem olhar para os dois lados;

  • - Ter cuidado para não te magoares;

  • Nunca tirar fotografias em locais proibidos;

  • Na camioneta,durante o caminho,nunca tirar o cinto nem se levantar do lugar;

  • Não pegar em coisas que não te pertencem.

  • Não chamar palavrões às pessoas.

Alunos do 3º e 4º anos

domingo, 9 de maio de 2010

CARNAVAL

No dia 12 de Fevereiro, as escolas de Sobrado reuniram-se na EB2,3 para iniciar o desfile de Carnaval. De acordo com o projecto "Ler para Crescer" e no âmbito do Plano Nacional de Leitura, cada turma apresentou uma história. Os alunos 3º/4º da escola de Paço escolheram a história "Robin dos Bosques". Com a colaboração de pais, alunos, auxiliares e professora, realizaram o cartaz de apresentação, as fatiotas e acessórios necessários. Os meninos disfarçaram-se de Robin com arco e flechas e as meninas de Lady Marian com uma rosa supostamente oferecida pela figura lendária que, roubava aos ricos para dar aos pobres. Robin era um bom arqueiro que estava apaixonado pela sobrinha do rei de Inglaterra.


sexta-feira, 7 de maio de 2010

COMPETIÇÕES MINIMAT

No dia 29 de Abril de 2010, pela segunda vez, nós André Bogalho e Gonçalo Dinis da turma (P3/4) da escola EB1/JI de Paço fomos à Universidade de Aveiro participar na competição de Matemática-4º ano. Entre muitos grupos haviam 602 equipas do 4º ano. Nós ficamos colocados no lugar 85. Completamos o nível 20 em 9 minutos e 13 segundos. Na Universidade havia muitos jogos para nos divertirmos entre eles o lançamento de rugby, corridas de bicicletas, construções,etc.. Almoçamos e depois ainda brincamos um bocado. Ouvimos os nomes dos grandes vencedores. Lanchamos e regressámos à nossa escola. Pelo caminho vimos muitas cegonhas nos seus ninhos. Por volta das 17:15 horas chegamos a Sobrado. No dia seguinte, quando chegamos à escola todos os nossos colegas nos felicitaram pela nossa classificação...
Deixamos aqui também um bem haja aos nossos colegas da escola EB1/JI de Fijós que também completaram o nível 20 num melhor tempo 8 minutos e 32 segundos, ficando na posição 79.
Gonçalo e André - 4º ano

domingo, 2 de maio de 2010

Matemática


A matemática é um área trabalhada diáriamente na sala de aula. Aproveitamos todos os materiais de uso corrente para comparar, agupar, serear, contar...e até nos divertimos. Tantos conceitos e tantas noções que nós aprendemos e vejam esta aula, que gira. Foi com cápsulas do café nespresso: os mais pequenos separaram-nas por cores, contaram e os mais velhos fizeram conjuntos maiores, menores; com tantos elementos como... e até somas e subtrações.



Na passada sexta-feira foi comemorado o Dia da Mãe, na nossa sala. As mães foram convidadas (com um convite formal, feito pelos filhos), para irem à sala neste dia. O desafio foi similar ao dos pais, fazer uma pintura. No final tomaram chá, comeram biscoitos , feitos pelas crianças no dia anterior, os filhos dedicaram-lhes um poema e a prenda foi entregue, acompanhada por uma linda girbéria.
Eu, educadora Cristina, agradeço a todas as mães a vossa presença pois o meu grande presente foi o sorriso dos vossos filhos quando sentiram a vossa dedicação. E que belos sorrisos....................