quinta-feira, 31 de março de 2011

Sementeiras e plantações

Nos dias 22 e 23 de Março fomos os grandes jardineiros de Paço. Cortamos garrafões de água a meio, colocamos papel autocolante; deram-nos alguns vasos (avós); trouxe-mos plantas e sementes; o Sr. João (avô do João Pedro) foi ao monte buscar terra e toca a trabalhar! Deitamos terra, com uma pá, nos vasos, plantamos as plantas e semeamos: bolbos e ervas aromáticas (salsa,oregãos, rúcula e coentros). Por fim regamos e colocamos os vasos à porta da nossa sala. Agora temos de tratar delas todos os dias, com muito carinho: tirar as ervas daninhas e regá-las. Também temos que as observar diariamente para verificar as diferentes alterações que sofrem. Foi uma actividade feita com muito agrado de todos e gostamos de ver como crescem: à segunda feira a diferença é maior, porque será?

quarta-feira, 30 de março de 2011

Pizza

Estamos a semear, aos poucos, conforme o tempo ajuda, ervas aromáticas e flores ornamentais para alegrar a nossa escola. Aproveitamos para estudar as plantas, observar o seu crescimento e aprendemos a respeitar a natureza. A propósito da sementeira dos oregãos, a professora explicou que eram usados nas pizzas e...uhhh! Que vontade surgiu de fazermos uma pizza!!! Como o prometido é devido, os ingredientes foram trazidos para a sala e toca a trabalhar, para depois saborear. E que boa que estava!!!!

terça-feira, 29 de março de 2011

Aniversário do Rafael

No dia 29 de Março o Rafael fez 5 anos e trouxe para o JI um bolo feito pela mãe e pela avó. O Bolo era lindo: do FCP e estava muito bom!Os benfiquistas não quiseram comer a parte do simbolo, ah,ah,ah, mas admitiram que o bolo era bom!!!

segunda-feira, 28 de março de 2011

O Laranjinha


Na segunda-feira, dia 28 de Março, chegou à sala um novo residente, já prometido e desejado por todos. Foi um peixinho cujo nome ficou, por unanimidade, o "Laranjinha". O chefe, tem por função dar de comer ao peixe e verificar se é necessário mudar-lhe a água. Como o chefe neste dia foi o Rúben, ele lavou as pedrinhas que colocou no fundo do aquário, e deu-lhe de comer. Temos de referir que foi a Lara Filipa que trouxe a comida para o Laranjinha.

Aproveitamos para falar sobre o que há no fundo do mar e estivemos a ver conchas, estrelas, búzios e com estes até ouvimos o mar!!!

segunda-feira, 21 de março de 2011

DIA DO PAI

Na escola realizamos uma prendinha para oferecer aos papás no dia 19 de Março. Os alunos do 1º ano fizeram reciclagem e contagem de tampas para a elaboração do jogo do galo. Os alunos do 4º ano fizeram contorno e recorte para a elaboração de um porta-chaves. Cada um escreveu frases dedicadas ao Pai e fez-se um postal com o papel reciclado que fora fabricado por nós.
Alunos do 1º e 4º ano



sábado, 19 de março de 2011

CARNAVAL 2011

Agradecemos o empenho e a satisfação manifestada pela comunidade educativa. Agradecemos também toda a colaboração disponibilizada pelas empresas: JetClass (mobiliário) e José Bento (espumas) que, nos facultaram alguns materiais para a construção do nosso barco. Agradecemos em particular ao senhor André Pinto que nos fez a base de suporte para que o barco se pudesse movimentar pelas ruas de Sobrado. Por último, agradecemos aos irmãos Santos (pai e tio da professora Carla Santos) que nos ajudaram muito na construção da estrutura do barco "Piratas de Paço". Muito obrigada a todos!


PAPEL RECICLADO

A nossa professora ensinou-nos a fazer papel reciclado... Aproveitamos jornais velhos para rasgar em pedacinhos. Posteriormente colocamos o papel rasgado em água, durante alguns dias e, amassamos duas a três vezes ao dia, de forma a triturá-lo o mais possível. Depois foi só juntar palhinhas secas, guache de cor amarela (cor escolhida por nós) e misturar tudo num recipiente largo. Mergulhamos uma moldura com rede mosquiteiro no tal recipiente e, de imediato o levamos à superfície para escorrer... Uma espessura fina de papel encontrava-se na moldura! Sobre a mesa havia um pedaço de tecido que serviria para colocar a moldura. Com a ajuda de uma esponja absorveu-se o resto da água e o papel ficou preso ao tecido. De seguida, o tecido foi colocado num estendal para secar. Dois dias depois, o papel já estava bem sequinho e retirámo-lo do tecido. Cada um de nós fabricou uma folha de papel reciclado para ser utilizado em trabalhos diversos ao longo do ano.
Alunos do 1º e 4º ano



sexta-feira, 18 de março de 2011

Dia do Pai

Um dia especial, sem dúvida para todos, o Dia do Pai. Para festejar este dia, aprendemos um pequeno verso:

Sou pequenino, do tamanho de um botão

tenho o papá no bolso e a mamã no coração

O bolso estava roto, e o papá caiu no chão

peguei nele com jeitinho e guardei-o no coração.

Para oferecer ao pai fizemos um porta-chaves com massa Fimo, um cartão em forma de camisa, com um desenho e confeccionamos biscoitos, para receber os pais neste dia. Falta falar do boneco articulado, feito de cartão, que está na sala como forma de representar todos os pais. Os convites para que todos os pais viessem à escola foram enviados e o resultado foi fantástico. Os pais que não puderam vir foram representados por avós, padrinhos e mães, mas todos sentiram os seus familiares mais próximos viverem um pouco o quotidiano da nossa sala. Os pais pintaram um desenho e completaram a frase: Ser pai é.... Os trabalhos foram colados num painel, cuja moldura foi feita por algumas crianças e ficou lindo!!!

PADEIRA DE ALJUBARROTA





Um dia, em contexto de sala de aula, fizemos leitura de um texto em que entrava a padeira de Aljubarrota. A professora falou-nos que fora uma padeira muito corajosa que, em 1385, no dia da batalha de Aljubarrota, apanhou e matou 7 castelhanos dentro do seu forno. É uma lenda que ficou no imaginário do povo português, fazendo parte da História do nosso país. Tivemos curiosidade e pesquisamos um pouco sobre a vida desta mulher. A padeira de Aljubarrota chamava-se "Brites de Almeida" e, segundo a lenda, era feia, grande e muito forte. Era uma "Maria Rapaz", amante de vagabundagem e zaragatas. Terá nascido em 1350, em Faro ou Loulé/Algarve. Era filha de pais pobres. Já era adulta quando ficou órfã e saiu de casa em busca de melhor vida. Em 1375, matou um soldado alentejano e, ganhou fama de valente. Teve de fugir do país, de barco, e consta que foi capturada em pleno mar por piratas mouros, que a venderam como escrava para o Norte de África. Em 1377 conseguiu escapar e regressou a Portugal. Em 1383, aceitou ser ajudante de padeira em Aljubarrota e, dois anos depois, no dia da batalha matou os 7 castelhanos que invadiram a sua padaria. Nesta altura, 7 000 soldados portugueses venceram 30 000 castelhanos.



Alunos 4º ano

segunda-feira, 14 de março de 2011

Aniversário do Pedro


O Pedro fez 5 anos e está um rapaz muito crescido e responsável. Mal entrou na sala cantamos-lhe todos os parabéns. O Pedro fez e decorou uma coroa, que não tirou da cabeça, ao longo do dia. À tarde foi a grande festa, o bolo era do F.C.P. e que me desculpem os adeptos dos outros clubes, que muito respeito, mas o bolo estava lindo!!!A irmã veio à nossa sala participar do momento mais importante do dia: o cantar dos parabéns e o Pedro apagar as velas. Parabéns Pedro!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Piratas

O Carnaval foi vivênciado por todos os alunos na escola de Paço com muita intensidade. Através da história integrada no Plano Nacional da Leitura, "O Pirata das ilhas de Brumas", elaboramos a história "Os Piratas de Paço". Esta história começou na nossa sala e passou por todas as salas do 1ºCiclo, sendo o trampolim para todos os alunos, docentes e não docentes, resolverem ir vestidos de piratas no desfile carnavalesco. As nossas fantasias foram feitas pela Fátima, pelo qual temos de lhe agradecer, e... como ficaram giras...juntamos os adereços comprados pela professora e ficamos uns piratas fabulosos! Todos os adultos e crianças de Paço ajudaram a fazer um barco de piratas que "navegou" durante todo o desfile. Não nos esquecemos de todos os pormenores âncora, bóia de salvamento,remos, escadas, cordas, velas, tesouro, mapa, enfim, só faltava o mar.....Foi muito gabado enquanto passava nas ruas de Sobrado e ninguém lhe ficou indiferente. Foi um Carnaval bem divertido e o tempo ajudou!!