domingo, 24 de março de 2013

Lembranças

Este ano, para levar para casa, como lembrança da Páscoa, cozemos ovos em água, com cascas de cebolas e verificamos como a cor dos ovos escureceu. Depois enfeita-mo-los e colocamos-los numa caixa, com ovos de chocolate. Fizemos um postal e ...Boa Páscoa para todos!

 Como este ano, no dia do pai vamos estar em férias, fizemos uma prenda para dar ao nosso pai, nesse dia tão especial. Pintamos com canetas de filtro caixinhas de dominó, envernizamos, carimbamos sacas para os colocar, fizemos um cartão e decoramos um pequeno versinho. Feliz Dia do pai, para todos os pais.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Caça ao tesouro

No último dia de aulas, do 2º período, à tarde, fizemos a tradicional caça ao tesouro. Com o jogo do "quente e frio", todos conseguiram encontrar moedas e notas de...chocolate. Depois, viemos cá para fora fazer o mesmo mas com o "tesouro" escondido no recreio. Que tarde divertida!

Pedipaper

   
“Aprendemos quando compartilhamos experiências”
John Dewey
 
Na semana aberta tivemos um dia, o dia 15, dedicado a um Pedipaper, elaborado pelos docentes da nossa escola, com especial colaboração da Professora Rosa, e com a participação de todo o pessoal. Assim, durante a manhã, as crianças foram divididas por 5 grupos. Nas quatro salas de aula realizaram-se vária experiências com água e no exterior, realizou-se um jogo com obstáculos, também com água. Eis o nome de todas as experiências que se realizaram: "Flutua ou não flutua"; "Gota a gota enche o recipiente"; "A bússola"; "Água e som"; "Dobra, contrói e experimenta"; "Dissolve ou não dissolve"; "Sabor, cheiro e cor" e "A forma dos recipientes". Estava tudo muito bem organizado e os alunos gostaram muito. Foram participativos e portaram-se lindamente.
 








terça-feira, 12 de março de 2013

Aniversário do Mateus


O Mateus fez 5 anos no dia 12 de março, mas esteve pouco tempo na escola. Ficou doente e a mãe só teve tempo de trazer o bolo, cantar os parabéns e ir embora com o fetejado, doentinho. Vai passar rápido, estamos na altura de muitas gripes. Parabéns e as melhoras, Mateus.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Semana da leitura

 
No âmbito da semana da leitura, as professoras Manuela e Cristina, da Biblioteca de Sobrado, vieram à nossa escola contar uma história, para todos os alunos, intitulada "Da gota ao Oceano". Colocaram uma música de fundo de Vivaldi ("O Inverno") e todos ouviram com muita atenção. No final, os alunos da Pré estiveram a contar, por palavras suas, o ciclo da água, pois já tinham dado este tema em contexto de sala de aula. Ficaram todos admirados com o à vontade com que falaram para os alunos mais velhos. Foi muito bom este convivio.