segunda-feira, 25 de julho de 2011

VISITA DE ESTUDO - PARQUE DA CIDADE

No dia 20 de Maio, a EB1/JI de Paço fez uma visita de estudo ao Pavilhão da Água e ao Parque da Cidade. Saímos da escola pelas 9 horas.

Quando chegamos ao parque da cidade fomos em direcção ao pavilhão da água.

No exterior ficamos logo surpreendidos com os jactos de água que se moviam em diferentes direcções e que eram controlados através de painéis solares.

No interior uma senhora iniciou a nossa visita com o tema “Agua é Vida”, fazendo a apresentação da Vita (mascote do pavilhão da água) e contando a sua viagem através do Ciclo da água, com a participação activa dos alunos.

Mas o que despertou a curiosidade foi o gigantesco “Água mobile”, um conjunto de mecanismos movidos a água em que accionam rodas de água, sons de cascata, cores... e que fazia mover também a cauda de um peixe grande que estava no topo do mobile, movendo-se de acordo com a intensidade dos movimentos executados pelos alunos. Em seguida, partimos à descoberta do pavilhão da água, fazendo várias experiencias e observando as instruções da nossa guia.

No pavilhão da água aprendemos… brincando!

Quando a visita terminou já só pensávamos nas nossas merendas para almoçar…

Como estávamos no parque da cidade, não podíamos deixar de aproveitar o espaço convidativo à brincadeira. Aqui corremos, saltámos e jogámos ao disco.

Muitos de nós levamos para o passeio pão para dar aos patos e deparámo-nos ainda com mais aves: gansos, cisnes e gaivotas. Foi muito divertido ver aproximarem-se todas do local onde nós deitávamos o pão e observamos o cardume dos peixes que vinham também provar o petisco lançado ao lago.

As nossas professoras fizeram-nos uma bela surpresa levando bolas, cordas, andas, jogos… Divertimo-nos muito! Esta não foi a única surpresa do dia… Em seguida, fomos à praia e saboreamos um delicioso gelado.

Foi um dia bem passado, onde estivemos em contacto directo com a Natureza, os

seres vivos (fauna e flora) e com a água, fonte de riqueza e vida.

Sem comentários: