quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

VARICELA


A varicela fez pintinhas em muitos meninos do Jardim de Infância. A sala de aula tem tido uma frequência de 10 crianças (das 25 matriculadas).

A varicela é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada por um vírus, o Vírus Varicela Zoster.É uma doença da infância, atingindo preferencialmente crianças entre os 2 e os 10 anos. Ocorre predominantemente no fim do Inverno ou início da Primavera, sendo frequente o aparecimento de surtos.

A transmissão pode fazer-se de duas formas: por contacto directo com as lesões cutâneas ou indirectamente, através do ar contaminado com secreções respiratórias (espirros, tosse, gotículas de saliva) de indivíduos infectados. O risco de transmissão começa cerca de dois dias antes do aparecimento das lesões cutâneas e só termina quando todas as lesões se encontram em fase de crosta. Assim, se o seu filho contrair varicela, só deverá permitir que volte à escola quando todas as lesões estiverem "secas". O período de incubação, isto é, o tempo entre o contacto com a pessoa infectada e o aparecimento da doença, pode ir de 10 a 21 dias.

Por vezes, os pais têm tendência a afastar os seus filhos do contacto com outras crianças com varicela. A verdade é que, tratando-se de crianças saudáveis, o melhor será mesmo permitir o contágio. Regra geral, é sempre preferível que tenham a doença ainda na infância. Assim ficarão protegidos, não correndo o risco de contrair a doença na adolescência ou idade adulta, altura em que as complicações são mais frequentes e, habitualmente, mais graves.
Para todos os que estão doentinhos aqui vai um beijinho. Rápidas melhoras porque o Natal está a chegar!

Sem comentários: