segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

PRESERVAR A NATUREZA E AS TRADIÇÕES

Através de diálogos constantes, tenho alertado os meus alunos para a problemática da poluição na Natureza. Temos discutido enumeras formas de evitar a destruição do planeta em que vivemos. A sensibilização iniciou-se a 14 de Novembro, em que se falou nos ecopontos e respectivas cores identificativas. Neste mesmo dia, elaboramos um trabalho de grupo cujo lema "Aproveitar para reaproveitar" pintando uma caixa de papelão de cor azul que, viria a servir para a separação/reaproveitamento de materiais (papel, cartão, jornal) dentro da própria sala de aula.
Em Dezembro, reaproveitamos os materiais do nosso ecoponto azul, elaborando bolas de enfeite para a nossa árvore de Natal. Envolvemos o papel velho em papel crepe branco e decorando com um fio dourado ficaram umas bolas muito bonitas.
Agora, no Carnaval, seguindo o tema "Ler para Crescer", iremos participar neste projecto, dando primazia à reciclagem. Este projecto envolve toda a comunidade educativa do Agrupamento. A partir de leituras efectuadas na sala de aula, seleccionamos uma história/Fábula " A Galinha dos Ovos de Ouro" e escolhemos os materiais a utilizar.se processou a recolha de materiais e a fase inicial de confecção de adereços para usar no desfile de Carnaval, a realizar na manhã de 20 de Fevereiro de 2009. Desta forma estaremos a preservar a Natureza e a preservar o património cultural e tradicional.

Sem comentários: