quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PROJECTO "LAÇOS"




A professora sensibilizou-nos para o problema "sida". Dialogou connosco sobre o tema e até pesquisamos na internet. Falou-nos do Projecto "Laços"... Nós aderimos ao projecto participando com agrado. Como a nossa turma é mista, 3º e 4º anos, resolvemos elaborar dois laços vermelhos...









"O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a sida. O projecto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Sida, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que tinham morrido ou estavam infectados com o virus da Sida. O laço vermelho foi escolhido pela sua ligação ao sangue e à ideia de paixão, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo. Foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo actor Jeremy Irons, na cerimónia de entrega do prémio Tony Awards, em 1991. Ele tornou-se símbolo popular entre as celebridades nas cerimónias de entrega de outros prémios. Por causa de sua popularidade, alguns activistas ficaram preocupados com a possibilidade de o laço se tornar apenas um instrumento de marketing e perdesse a sua força, e o seu significado. Entretanto, a imagem do laço continua a ser um forte símbolo na luta contra a Sida, reforçando a necessidade de acções e pesquisas sobre a epidemia.

Tornar o dia 1 de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Sida foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em Outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Sida. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas.

Inspirado no laço vermelho, o laço rosa tornou-se símbolo da luta contra o cancro da mama. O amarelo é usado na conscientização dos direitos humanos dos refugiados de guerra e nos movimentos de igualdade. O verde é utilizado por activistas do meio ambiente. O lilás significa a luta contra as vítimas da violência urbana; o azul promove a conscientização dos direitos das vítimas de crimes e, mais recentemente, o azul foi adoptado pela campanha contra a censura na internet. Além da versão oficial, existem quatro versões sobre sua origem. Uma delas diz que os activistas americanos passaram a usar o laço com o "V" de Vitória invertido, na esperança de que um dia, com o surgimento da cura, ele poderia voltar para a posição correcta. Outra versão tem origem na Irlanda. Segundo ela, as mulheres dos marinheiros daquele país colocavam laços vermelhos na frente das casas quando os maridos morriam em combate. Com todas essas variações, o mais importante é perceber que todas essas causas são igualmente importantes para a humanidade."


Sem comentários: