quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Viagem de Uma Gota de Água

Um dia uma gotinha de água chamada Guta encontrava-se no mar Mediterrâneo e estava muito divertida com as suas amigas a conversar. Quando se apercebeu que o sol e o vento estavam a evapora-las para a atmosfera. Embora estivesse muito confusa, a gotinha Guta reparou que todas as gotas que ali estavam eram muito transparentes. Em seguida começaram a transformarem-se em nuvens e a ocupar um espaço enorme. A gotinha aproveitando a boleia do vento, começou a explorar a atmosfera, mas porque já eram muitas e estavam muito apertadinhas, acabaram por cair na Terra. A gotinha Guta caiu sob a forma de chuva, algumas das suas companheiras sob a forma de neve ou granizo. Assim chegaram aos mares, aos oceanos, aos rios, aos lagos... A Guta foi parar debaixo da terra, num lençol de água que aumentou muito. Até que chegou o momento em que não couberam lá todas!
A gotinha admirada voltou a ver a luz do sol, porque saiu por uma nascente no alto da montanha e viu muitas plantas, pássaros e outras coisas giras que nunca tinha reparado do céu.
Cada vez mais, outras gotinhas se juntavam a ela no rio. Todas iam bem animadas e admiradas por tantas coisas diferentes que encontravam. A gotinha chegou à foz do rio e acabou no mar.
No mar, a gotinha só falava da sua viagem e estava muito espantada por ter voltado ao mesmo lugar...


Ana Catarina e Filipa

Sem comentários: