domingo, 18 de maio de 2008

Dia Internacional da Família

A ONU declarou o dia 15 de Maio como o Dia Internacional da Família.Se pensarmos, não há um conceito único de família, nem um consenso universal em torno da sua definição. As transformações sociais foram enormes e os conceitos vão-se modificando, também. A escola enquanto primeiro espaço de vida em grupo, numa perspectiva, também, inclusiva e multicultural deve promover a consciência de diferentes perspectivas e atitudes de respeito pela diferença. Deve com coerência desenvolver educação.
Mas, se considerarmos a família um grupo de pessoas, ligadas normalmente por descendência e assumindo uma dada organização teremos que considerar de imediato que pode ter várias estruturas tais como nuclear, ampliada, assim como famílias alternativas e mono parentais. Em todos os casos a família é a instituição nuclear da sociedade. É na família que aprendemos os valores que nos hão-de guiar ao longo da nossa vida.
É nesta multiplicidade de famílias e culturas que as pessoas e, em especial as crianças, recebem o afecto, o apoio físico e financeiro para sobreviverem.
Por exemplo no Jardim de Infância de Paço é notório o grande apoio que os avós dão às crianças. A sua presença e disponibilidade são de sublinhar. A família, no seu conceito alargado é composta pelos avós, pelos tios, pelos primos…muitas vezes são os familiares que cuidam dos garotos enquanto os pais trabalham.

Por isso. no ano passado fizemos uma festa. Mas este ano as Provas de Aferição cá na escola, impediram que tal fosse realizado. As crianças fizeram biscoitos para oferecer aos familiares. Esses biscoitos foram dentro de um cartucho desenhado por cada um. Podem ver alguns momentos da confecção...

Sem comentários: