segunda-feira, 16 de junho de 2008

S. João de Sobrado

Já há algum tempo que se sente o pulsar da bugiada cá por Sobrado. Faz 1 ano que descobri, incitada pelo José Rafael, um S. João diferente, colorido, participado,cénico, envolvente...simplesmente deslumbrante. E deixei-me apanhar por uma tradição que une todos os Sobradenses de forma especial. E estas festividades geracionais e culturais não podem, nem devem morrer. A Escola tem que as valorizar como um bem a preservar.Nesse âmbito a partir do Livro "Bugiada" de Paula Costa Magalhães, abordei este evento.
A maioria das crianças tinha uma ideia do que era, sem
saberem muito bem a lenda. Antes de a contar, fixamo-nos nos trajes e nos adereços usados e, nada melhor do que uma visita aos costureiros destes fatos especiais.







Assim, no dia 12 de Junho, metemo-nos ao caminho e fomos muito bem recebidos pela D. Margarida e pelo Sr. António Pinto. Estavam muito ocupados a costurar casacos, forrar chapéus, fazer barretinas...a filha Fábia (também professora) como estava presente no Ateliê de costura, deu explicações, mostrou os fatos e os diversos adereços. Foi uma visita muito agradavel e ainda trouxemos retalhos e sobras dos tecidos usados, para fazermos os nossos bugios e mourisqueiros.


1 comentário:

Anónimo disse...

Não posso deixar de agradecer a referência, e obviamente, de enaltecer a iniciativa!
É importante valorizar as vivencias das crianças e saber aproveita-las em contexto escolar!
Aproveito também para por em destaque a referência feita ao vosso blogue e consequentemente, ao trabalho da escola Eb1/Ji de Paço sobre o trabalho desenvolvido sobre a festa de s. João de Sobrado, no blogue http://bugiosemourisqueiros.blogspot.com/ . Parabéns!