sábado, 14 de junho de 2008

Visita de Estudo

Estamos a chegar ao fim do ano lectivo. Não tivemos muitas oportunidades de sair da escola e até o tempo atmosférico dificultou...houve muita chuvinha! Mas...no dia 9 de Junho toda a Escola de Paço mais os meninos do Jardim de Infância de Baldeirão, partiram para uma visita de estudo. Tivemos um dia de sol e com calorzinho à mistura. Começamos pela cidade de Guimarães, mais propriamente o Castelo. Começamos por lanchar junto do Palácio dos Duques.
Todos temos falado muito de castelos, visto imagens e construido em papel. Tinha chegado o momento de ver um castelo a sério! Vimos a estátua do primeiro Rei de Portugal que era o cavaleiro Afonso Henriques. Ele lutou muito com os Mouros! E foi ele que lhes foi conquistando território. Dentro do castelo subimos para ver as ameias, as seteiras e a paisagem, mas como era alto e perigoso, fomos em pequenos grupos. Quando todos tinham visto, perguntando e observado o interior, imaginamos um treino de cavaleiros, que fizemos em cima de cavalinhos (com paus de vassouras). Fizemos uma competição com os meninos de Baldeirão e foi muito engraçado.


Dali seguimos para o monte da Senhora da Assunção onde almoçamos numas mesinhas de pedra.


Cerca das 14h30 chegamos a Santo Tirso, á Escola Profissional Agrária, onde já nos esperava o Sr. Engenheiro Pires que tinha organizado a nossa visita. Quem nos acompanhou e explicou tudo o que vimos, foi uma jovem estudante de nome Daniela. Com ela visitamos a parte agrária, com diversos cultivos e estufas de tomate. Reparamos nas vinhas, nas cebolas, cheiramos alecrim e alfazema, visitamos os roseirais com rosas de todas as cores, passamos no mato (onde vivem esquilinhos) e seguimos para a parte onde estavam os animais. Vimos éguas, as vaquinhas na Vacaria. Uma ía ter bébé! Os bezerros estavam separados das mães...e algumas vacas eram muito grandes e a 39 (a Beatriz Seabra, não se esqueceu do numero do brinco) pregou um susto ao Rafael Alexandre que lhe queria fazer uma festinha. A Jovem Daniela mostrou-nos como o leite era tirado das maminhas das vacas e como era guardado até a Empresa AGROS o recolher.

No final vimos os animais em cativeiro, desde pássaros, passando por coelhinhos anões, como o nosso Bolinha, até cobras. Como o calor era muito...hum! soube mesmo bem o gelado!

Sem comentários: