sábado, 14 de junho de 2008

VISITA DE ESTUDO - FINAL DE ANO

No dia 9 de Junho, fizemos uma vista de estudo... Fomos ao Castelo de Guimarães onde nasceu e viveu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Iniciou batalhas com a sua mãe D. Teresa, tendo intenção de conquistar território para formar um país.
Junto ao castelo existe a capela de S. Miguel que fora construída por ordem do conde D. Henrique, pai do primeiro Rei. Aí fora baptizado D. Afonso Henriques. Um pouco abaixo da capela, existe o Paço dos Duques de Bragança...Há também uma estátua de D. Afonso Henriques!

De seguida, fomos ao monte da nossa senhora da Assunção, Santo Tirso. Aí comemos o nosso farnel... Pois, já estávamos com bastante apetite! Depois de almoçarmos, brincamos um bocadinho e partimos em direcção à quinta agrária de Santo Tirso.

O responsável pela quinta já estava à nossa espera... Separamo-nos por grupos e observamos os seres vivos, animais domésticos(galinhas, perus,patos, coelhos, vacas, vitelas,...) e selvagens(tarântulas, rãs, tartarugas, camaleões, iguanas, algumas aves...) e plantas cultivadas na horta (alfaces, couves, batatas, cebolas, tomates,...), no jardim ( roseiras de diferentes cores, hortenses, glicínias, camélias...) e no pomar (macieiras, pereiras, pessegueiros, dióspireiros, videiras,...).
Estivemos na vacaria e vimos muitas vaquinhas... Cada uma estava identificada com um número e com um nome. Havia vitelas que tinham nascido recentemente. Um senhor explicou-nos como se faz a ordenha. Retira-se o leite da vaquinha, passa por uns tubos até chegar aos grandes cilindros (cuba com temperatura de 3 graus, para conservar o leite). Depois é transportado nestes recipientes até à Empresa Agros, onde irá ser embalado para depois ser colocado à venda e bebermos nas nossas casas.

estávamos novamente com fome e com sede... Lanchamos no relvado junto à camioneta... De seguida, brincamos num parque e comemos um gelado que a professora ofereceu.
Regressamos à escola, pelas 17 horas.
O dia foi divertido! Vimos e aprendemos muitas coisas!


Sem comentários: