segunda-feira, 3 de novembro de 2008

MATEMÁTICA

O manual de Matemática adoptado para o 3º ano é o Trampolim - Porto Editora.
No início do ano andei um pouco preocupada, reflectindo... a melhor forma de iniciar a transmissão de conhecimentos... O manual está dividido em dez unidades e, a primeira unidade (Distâncias) apresenta nas primeiras páginas: medição e cálculo (cm,m); polígonos - perímetro e área; ali pelo meio tem os números ordinais, os números cardinais, adições, subtracções, multiplicações; Composição e decomposição de números e, volta novamente aos polígonos, perímetro e área.Vou contar-vos em traços gerais como iniciei as minhas aulas de Matemática:
Diálogo, desenhos no quadro preto e observação de cartazes... Comecei por rel
embrar matéria dada no 1º ano (as linhas abertas e as linhas fechadas). Depois continuei...Estas linhas podem ser curvas ou rectas. As rectas podem classificar-se por paralelas, perpendiculares e oblíquas. De seguida, relembramos as figuras geométricas que possuem linhas rectas e linhas curvas. Transmitiu-se o significado da palavra polígonos. Figuras cujos lados são segmentos de recta representam polígonos. Os polígonos podem ter diversos lados: 3 lados é um triângulo, 4 lados é um quadrilátero, 5 lados é um pentágono, seis lados é um hexágono... Para introduzir o conceito de perímetro, usamos a régua para medir os lados dos polígonos. O cálculo do perímetro é a soma de todos os lados. Para calcular a área usamos também os polígonos, estando estes divididos em quadriculas. Cada quadricula é uma unidade. O uso da régua passou a ser frequente... medimos percursos realizados por formigas (exercício no manual pág.8 e 9).
Quando fazemos medições, também podemos usar o palmo como unidade. Mas nem todos temos o palmo do mesmo tamanho. Entretanto, organizamos uma actividade em que permitiu comparar os palmos de todos. Foi uma actividade lúdico-didáctica que cativou muito os alunos. Todos colocaram a sua mão bem aberta sobre um papel branco e, com a ajuda de um colega fizeram o contorno da mão com um lápis. Seguidamente, recortaram a mão contornada e mediram com a régua, a distância entre o polegar e o dedo mínimo, fazendo o registo da medida. No final, organizamos uma tabela e um gráfico com o comprimento dos palmos.
O manual de Matemática parecia estar organizado de uma forma intrincada... Agora tenho outra opinião. O que por vezes parece difícil, é fácil... E o que é fácil, por vezes complicamos... Porque não analisamos, não observamos com a devida atenção.
Os manuais da turma apresentam algumas diferenças/deficiências de imprensa e Professora/alunos têm-nas detectado à medida que vão analisando e explorando as actividades e os conteúdos de cada unidade. Por vezes, em forma de brincadeira, digo-lhes, : - Estes erros foram colocados com o propósito de verificar a vossa atenção à aula!...


Sem comentários: