terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Flutua ou afunda?


Fizemos uma experiência muito interessante na sala, que suscitou uma atenção e curiosidade enorme entre todos. Começamos por colocar água numa bacia plástica transparente, e recolhemos na sala objectos do quotidiano, legos, papel, blocos lógicos, chaves, botões, animais de plástico, clips, sementes, enfim, muitas coisas que foram surgindo ao longo da aula. A educadora foi perguntando o que iria acontecer a cada objecto antes de ser colocado na água, provocando uma discussão inicial com ideias, umas vezes contraditórias, outras unânimes. As crianças eram chamadas individualmente, para manipular os objectos. Foram então colocadas questões e encontradas respostas: como são os objectos que afundam? O que tem em comum? E os objectos que flutuam? O que há em comum entre eles? E o que há de diferente entre os que afundam e os que flutuam? Conseguimos associar o facto de que os objectos que afundam são, em geral, mais pesados e/ou maçios e os que flutuam são leves e /ou ocos.

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