terça-feira, 21 de abril de 2009

SEMANA DA LEITURA


De 2 a 6 de Março de 2009, realizamos a semana da leitura. Fizeram-se leituras de diferentes tipos de texto e, cada turma explorou uma história para ser apresentada a todos, no encerramento da semana da leitura.
Com os alunos do 2º ano fez-se a leitura e memorização de poemas, lengalengas e trava-línguas, recolha de Luísa Ducla Soares.
Com os alunos do 3º ano fez-se a leitura de um poema "Inveja" de João Pedro Mésseder e, elaboramos outros à maneira dele.
Ao longo da semana, as leituras foram baseadas em António Torrado "Gil Moniz e a Ponta do Nariz" e em Luísa Ducla Soares "O Troca-Tintas" e "O Céu Está a Cair".
O texto explorado pela nossa turma foi "O Céu está a Cair", conto tradicional português, recontado por Luísa Ducla Soares - Contos para rir - Editora Civilização.
Para apresentarmos a história passamos por várias etapas: Leitura do texto pela professora, escrita do texto no Word, leitura individual e dialogada, Interpretação do texto, Biografia da escritora, preparo do cenário e uso de fantoches, fotos, apresentação em Power Point e elaboração de um marcador de livro para oferecer a toda a comunidade educativa.
O cumprimento das tarefas foi desenvolvido com gosto e interesse.

Sem comentários: