sábado, 25 de abril de 2009

Um Contador de histórias

Valorizar o livro e a leitura, passam pelo contar histórias. Ora, muitas vezes, são os avós ou os adultos mais velhos, que contam histórias ás crianças. Embora no Jardim de Infância se dê muita ênfase a esse momento, em casa tal deve ser valorizado. Sabemos que cada vez mais as crianças lêem menos e, consequentemente, escrevem mal, têm dificuldade em expressar-se com frases estruturadas. Entre o ler e o ver televisão, a preferência vai para a televisão ou outro tipo de actividade que tenha imagem em movimento. É mais fácil e mais atractivo, parece um facto. Mas, se nós adultos valorizarmos mais a leitura e menos os audio-visuais, não será que o nosso exemplo tem efeito? Os mais pequenos agem muito por imitação, olham-nos como exemplo.
O ideal é termos tempo para tudo e não deixar os meninos sózinhos, horas a fio, a ver filmes, jogar computador...
Os avós podem ter muita importância no contar histórias e mesmo na leitura de histórias infantis. 
Este contador de histórias de nome Cláudio, já avô há 25 anos, veio á Escola de Paço, na semana da leitura, e leu, contou e mostrou imagens de três histórias. Os alunos do Jardim de Infância e do 1º ano ouviram-no com agrado. Após a sua partida, recontaram as histórias oralmente e posteriormente, fizeram desenhos alusivos, que estão expostos no átrio da nossa escola, junto ao Cantinho Biblioteca. Sabem, não é por acaso que o Governo lançou o Plano Nacional de Leitura LER+...o nosso Agrupamento de Escolas tem também um projecto denominado "LER para CRESCER". As histórias são a parte lúdica da leitura. Divirtam-se a ler!

Convite: Se quiser ler ou contar uma história, diga-nos! Teremos muito gosto em                        recebê-lo(a) . As crianças da Pré, de certeza que vão gostar.
                    Fale com Raquel Alves.

Sem comentários: