quinta-feira, 8 de novembro de 2007

O MEU AMIGO LÁPIS...

Há uma aluna no primeiro ano que, tem por hábito roer todos os lápis! Já foi alertada várias vezes para deixar de o fazer... Faz mal à saúde, nomeadamente, aos dentes e, os lápis ficam com mau aspecto...
Hoje, li para toda a turma um texto relacionado com as mordeduras de lápis.

O MEU AMIGO LÁPIS

Um dia, estava na sala, à hora do recreio e, ao pôr o lápis na boca, ouvi:
- Ai! Ai!
Tirei o lápis da boca devagarinho e ouvi outra vez:
- Obrigado por parares de me morder. - disse o lápis!
- Eu não sabia que os lápis falavam!
- Nós não falamos; só quando estamos fartos de nos roerem é que falamos.
- Eu quando te começo a roer, não é por mal, é por hábito.
- Mas se tu fosses lápis, não gostavas que te roessem. É que dói muito e até faz mal à tua saúde. Sabias? Agora, adeus.
- Adeus, porquê? - perguntei eu.
- Porque tens de acabar de fazer os trabalhos.
Nesse dia, aprendi uma lição: NUNCA MAIS ROER OS LÁPIS.

Autor: Daniel Teixeira Nobre
(A minha janela - Areal Editores)

Sem comentários: