sábado, 4 de outubro de 2008

DIA DO ANIMAL

Hoje, 4 de Outubro, comemora-se mais um dia do animal. Este dia foi escolhido por coincidir com a data em que se assinala a morte de São Francisco de Assis (1926), padroeiro dos animais.
O dia do animal é celebrado anualmente, em muitos países, desde 1930, com o propósito de dar visibilidade à problemática espécies em risco. Desde então tem assumido outros contornos e, actualmente, abrange todo e qualquer animal.
Devemos amar e respeitar os animais que vivem nas nossas casas, como também devemos reflectir sobre aqueles que sofrem às mãos humanas. Devemos também acreditar que é possível travar o desaparecimento de muitas espécies que estão verdadeiramente ameaçadas.


"Podemos muito bem perguntar-nos: - O que seria do Homem sem animais? Mas não o contrário: - O que seria dos animais sem o Homem?" (Cristian Hebbel)


CURIOSIDADES SOBRE O ANIMAL: RAPOSA

A raposa é um carnívoro selvagem com maior distribuição e abundância pelo mundo.
Tem um focinho esguio, orelhas longas e pontiagudas, e uma cauda em penacho com cerca de 50 cm de comprimento. A pelagem é castanho-avermelhada. O corpo e a cabeça apresentam um comprimento que pode variar entre 60 a 90 cm. O peso pode variar entre 5 a 10 Kg. As fêmeas são sensivelmente menores que os machos.
A raposa é um animal que se alimenta basicamente de carne: pequenos mamíferos, coelhos e lebres, ouriços-cacheiros, aves, peixes, insectos e, ocasionalmente, frutos silvestres e cultivados.
Consome cerca de 500g de alimento por dia. O que caça não consome no próprio dia, esconde para mais tarde consumir. Chega a ter cerca de 20 esconderijos de comida.
Nas zonas rurais, por vezes assalta galinheiros... Vive em grupos, formado por um macho adulto e várias fêmeas. Durante o dia, ela fica escondida na sua toca, debaixo da terra. É aí que nascem os seus filhos cujo número varia entre quatro e oito. A raposa vive um máximo de 9 anos.



Sem comentários: