domingo, 26 de outubro de 2008

LER PARA CRESCER...

LER PARA CRESCER é um Projecto de promoção e valorização da leitura que envolve todo o Agrupamento. Os intervenientes do processo ensino-aprendizagem envolver-se-ao de forma a reflectir, a pensar e a desenvolver experiências de leitura. De certa forma deveremos cumprir os objectivos essenciais traçados pelo Plano Nacional de Leitura. E em conformidade com as suas orientações, os espaços de promoção à leitura: a escola, a família e a Biblioteca. O Plano Nacional de Leitura determina que no 1º Ciclo seja dedicada uma hora por dia à leitura. À escola compete criar momentos permanentes de leitura. A sala de aula é o local privilegiado para promover o gosto pela leitura autónoma e a leitura com os outros...
No dia 15 de Setembro, a nossa turma começou a dar os primeiros passos..."Ler para Crescer" Inicio do ano lectivo, época das vindimas... Então, fez-se silencio e, foi narrada a história "A raposa e as uvas" da texto editores. No final, cada um recontou a história oralmente.
No dia 19 de Setembro, utilizamos o computador para a reprodução da mesma história. Toda a turma participou com entusiasmo. Tendo já a história impressa numa folha, fez-se leitura silenciosa e em voz alta. De seguida, a ilustração... Houve diálogo com os alunos sobre a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual e cultural. Num cantinho da sala de aula, começamos a organizar um espaço para expor livros e trabalhos desenvolvidos, a partir das leituras realizadas. É uma pequena amostra de biblioteca...
Diariamente fazemos leitura de textos em prosa ou em poesia (verso), do manual adoptado ou de textos sugeridos pela professora.
No dia 1 de Outubro, foi sugerida a leitura da poesia "As Cores" por Menchu Cuesta Pérez, revista educadores de infância.
No dia 2 de Outubro, fez-se a audição do Texto " Meninos de todas as cores"de Luísa Ducla Soares e, as crianças declamaram as quadras existentes no mesmo texto.
No dia 6 de Outubro, leitura individual e colectiva " A Implantação da República". No dia 9 de Outubro, narração da "História dos Correios em Portugal".
No dia 16 de Outubro, leitura silenciosa e colectiva de um folheto informativo sobre a alimentação. Leitura e reprodução de quadras elaboradas pela professora, transmitindo cuidados com a alimentação e com a higiene.
No dia 20 de Outubro, fez-se a leitura de quadras existentes no manual. A partir das dicas fornecidas pela professora, em que a última palavra do 1º verso rima com a última do 3º verso e, em que a última palavra do 2º verso rima com a última do 4º verso, os alunos passaram a ser autores e leitores de quadras, com tema sugerido "Colheitas de Outono". Os trabalhos foram expostos no cantinho da sala.
No dia 22 de Outubro, fez-se a leitura e análise de um livro infantil "O Sítio Palma da Mão" de Maria de Loudes Moreira Martins. Os alunos gostaram muito da história narrada em poesia e que transmite uma lição de moral: Não devemos julgar os outros pelo seu aspecto físico mas também pela sua beleza interior. Todos diferentes, mas no fundo, todos iguais. É uma frase que os alunos já conheciam de um texto " Meninos de todas as Cores" de Luísa Ducla Soares.
No dia 23 e 24 de Outub
ro exploramos o livro de lés a lés... Desde o contorno e pintura de mãos à produção de frases que contam de forma sucinta a história. A nossa escola convidou a autora deste livro para nos visitar no dia 27 de Outubro, dia comemorativo das Bibliotecas Escolares.
A nossa escola também recebeu um convite para visitar a Biblioteca do Agrupamento... Como não temos meio para nos deslocarmos, ficou sem efeito. E, assim, passo a passo vamos promovendo a leitura, estimulando o prazer de ler... "Ler para Crescer"

Sem comentários: