quarta-feira, 15 de outubro de 2008

DIA DOS CORREIOS


No dia 9 de Outubro celebrou-se o Dia Mundial dos Correios.
Para comemorar o dia, narrou-se em breves linhas a História dos Correios em Portugal.

" Há muitos anos atrás, na Idade Média, as notícias eram transmitidas pelo almocreve, um vendedor ambulante. Nos dias de feira, a população fazia a troca de produtos e a troca de mensagens, junto ao pelourinho da praça principal.
As mensagens mais importantes eram transportadas por nobres da confiança do rei.
Em 1520, D. Manuel I, cria o Correio público em Portugal. Este serviço estendeu-se a quase todo o país, por barco ou a cavalo. Mais tarde, passou fronteiras... chegando a Espanha, França e Itália.
No século XVIII, D. Maria I, iniciou a exploração dos serviços de correio, possibilitando o transporte de passageiros, mercadorias e correspondência.
A distribuição domiciliária ainda não existia. No edifício dos correios era afixada a listagem dos destinatários da correspondência.
Para que a distribuição domiciliária fosse possível, passou a ser obrigatória a colocação de placas com o nome das ruas e o número na porta de casa.
No início do século XIX, a capital de Portugal passou a ter a distribuição domiciliária. Na cidade foram colocados os primeiros marcos de correio.
A distribuição passou também a ser feita pelo comboio e, mais tarde pelo automóvel e o avião.
Actualmente, os carteiros deslocam-se também de mota, de bicicleta ou a pé."

De seguida, os alunos relembraram que no ano anterior construimos um marco de correio e escrevemos uma carta a um amigo ou familiar...
Este ano, construiu-se uma caixa de correio de afixar à parede e elaborou-se um postal idealizado por cada aluno. Posteriormente, a caixa foi colocada junto à entrada da escola.
Desta forma, os alunos aprenderam que podemos enviar correspondência via CTT de diferentes formas.



Sem comentários: