"Ana e os animais" é o título de uma história elaborada em colectivo, na sala de aula, a partir de imagens criadas individualmente. Com esta actividade pretendeu-se valorizar a criatividade e o gosto pela escrita. De forma aleatória, as imagens iam sendo retiradas de um saco... À medida que eram apresentadas, toda a turma participava, dando continuidade à história. Os alunos do 2º/3º ano são os escritores e os ilustradores desta história. Após uma pré selecção de títulos: Amigos inseparáveis; Ana e os animais; Um Conto de fadas; Dia inesquecível; O titulo foi atribuído no final da história.
ANA E OS ANIMAIS
Era uma vez uma menina muito bonita chamada Ana. Ela andava a passear pelas rochas à beira-mar... De repente, saltou um peixe da água cheio de elegância e, a menina ficou a olhar para ele e, sorriu!
Ao regressar a casa, pelo caminho avistou uma macieira repleta de maçãs vermelhinhas. Têm muito bom aspecto! - Pensou a menina. Como estava na hora do lanche, ficou com água na boca.
Aproximou-se da árvore e viu uma joaninha a subir o seu tronco e, a menina Ana disse repentinamente: - Joaninha voa, voa que o teu pai foi a Lisboa buscar um saco de dinheiro para dar ao sapateiro. E a joaninha parecendo ouvir a voz da menina, voou e, pousou logo a seguir numa flor cor-de-rosa.
Já perto de casa, Ana viu um cachorrinho abandonado. Como gosta muito de animais, brincou com ele e alimentou-o, dando-lhe uma bolacha. O cachorrinho gostou muito dela... lambeu-lhe as mãos e tornaram-se amigos. Apareceu uma borboleta radiante de cores e foi pousar na ponta do nariz do cachorrinho. A borboleta fez-lhe cócegas e ele desatou a correr atrás dela, entusiasmado e feliz. - Au! Au! Au! - Parecia dizer-lhe: - Não te vás embora! Anda brincar comigo. A borboleta escondeu-se nos arbustos do jardim! O cão já preparado para apanha-la, assustou-se e parou... Dos arbustos surgiu uma luz muito brilhante e luminosa! Nessa luz apareceu uma fada que logo fez aparecer um carro voador para transportar a menina e o seu novo amigo até casa. Já era tarde!...
No carro voador havia uma surpresa, uma caixa enorme com um laçarote também enorme. Lá dentro havia um ovo de chocolate. Ambos deliciaram-se com esta guloseima. Espreitaram pela janela, observaram de longe o jardim onde tinham estado e viram um coelho castanho com uma expressão triste!... Acabara de perder a sua encomenda!
Ana acenou-lhe...
De vidros fechados e, já um pouco embaciados, a menina decidiu desenhar letras...B...g... Assim surgiu um nome para dar ao cachorrinho - Buga. O carro prosseguiu a sua trajectória... Passaram por um Jardim Zoológico e viram um elefante a fugir de um rato. A menina Ana ficou impressionada com a atitude deste animal gigante.
Finalmente, chegaram a casa! Estava a anoitecer. Ouviram um barulho que atravessava o céu. Um avião militar andava a socorrer pessoas de um incêndio.
A mãe de Ana abriu a porta e recebeu a filha de braços abertos, com carinho e amor.
A mãe estava preocupada e, disse:
- Filha, por onde andaste?
E a filha respondeu:
- Vivi um conto de fadas!
A mãe continuou: - Vens acompanhada!
Buga passou a ser o animal de estimação de Ana.
Vitória, vitória, acabou-se a história.
Autores-Turma 2º/3º anos- história "Ana e os animais" Texto colectivo e ilustrações individuais.
Sem comentários:
Enviar um comentário