sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 DE ABRIL - REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

Houve diálogo com os alunos sobre esta data histórica. Antes do 25 de Abril de 1974, o país foi governado por um senhor chamado SALAZAR. Apesar de ter conseguido recuperar o país de uma grave situação financeira, encaminhou Portugal para uma Ditadura. Concentrou todos os poderes nas suas mãos e tentou controlar as ideias das pessoas. Não havia liberdade de expressão. Os que tentavam expressar-se eram presos ou exilados. Decorreu uma guerra colonial em África e, foram enviados muitos soldados portugueses. O envio de jovens para a guerra foi bastante criticado...
O descontentamento das pessoas em relação à Ditadura era geral. Por isso, a 25 de Abril de 1974, um movimento comandado por um grupo de militares derrubou a Ditadura e estabeleceu a Democracia. Instaurou-se Liberdade. O termo "Revolução dos Cravos" surge simultaneamente com o movimento militar, quando por ali passa uma florista com uma cesta de cravos começando a distribui-los pelos soldados.

Depois do diálogo, houve a reprodução de texto, pintura de cravos e elaboração de cravos com papel crepe. Para finalizar, cantamos uma canção:


"A GAIVOTA"



Uma gaivota voava, voava,
asas de vento,coração de mar.
Como ela, somos livres,
somos livres de voar.

Uma papoila crescia, crescia,
grito vermelho
num campo qualquer.
Como ela somos livres,
somos livres de crescer.

Uma criança dizia, dizia
"quando for grande
não vou combater".
Como ela, somos livres,
somos livres de dizer.

Somos um povo
que cerra fileiras,
parte à conquista
do pão e da paz.

Somos livres,
somos livres,
não voltaremos atrás.


Ermelinda Duarte


Sem comentários: