terça-feira, 22 de abril de 2008

Visita de Estudo

Hoje fomos ao Centro de Ciência Viva em Vila do Conde, para ver uma exposição interactiva sobre o sangue.
A nossa Visita começou por vermos um filme sobre o Instituto do Sangue e da sua importância na recolha do sangue. Aprendemos também que a partir dos 18 anos e se formos saudáveis podemos ser dadores e com as nossas dádivas poderemos salvar vidas. De seguida fomos jogar um jogo para relembrar os alimentos saudáveis que devemos consumir no nosso dia a dia. O segundo jogo foi para nós aprendermos o que é o sangue e os quatro tipos de sangue, depois tínhamos de saber qual o sangue indicado para cada um de nós, se por um acaso necessitássemos de uma transfusão de sangue. Aqui também aprendemos as principais funções do sangue e que a sua principal função é o transporte de substâncias ao funcionamento do nosso organismo.
Depois de termos todos adivinhado as soluções fomos com a nossa guia para um laboratório, o laboratório era pequeno mas tinha imensos utensílios. Nós conseguimos ver os glóbulos vermelhos e os glóbulos brancos ao microscópio. Também realizamos duas experiências que provam que o leite é muito rico em cálcio e em proteínas.
Logo de seguida fomos para uma "veia" gigante e entramos nela. Foi como entrar num vaso sanguíneo de verdade e acompanharmos o percurso dos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas, dentro desse vaso. Aprendemos que por vezes estes elementos do sangue encontram outros companheiros de viagem e muitas coisas podem acontecer... e vimos também o que acontece quando um de nós faz um corte.
Observamos ainda um coração gigante e como é que ele bombeia o sangue par o nosso corpo. Por fim, vimos o que acontece quando não existe uma alimentação e estilo de vida saudáveis e como as gorduras se acumulam nas veias e nas artérias.




Foi uma Visita onde aprendemos muitas coisas...
E não se esqueçam:

Diariamente, as transfusões salvam milhares de Vidas!

Dê sangue!...

Texto colectivo
Alunos do 4.º ANO

Sem comentários: