terça-feira, 8 de abril de 2008

A Terra está doente...

Os alunos do 4º ano descobriram a Terra no consultório de um médico...


Doutor- O que posso fazer por si?
Terra- São as pessoas, senhor doutor. Tratam-me mal.
Doutor- As pessoas?
Terra- Sim, as pessoas de todo o Mundo! Desde há muitos séculos que os homens têm utilizado a Natureza descontroladamente em proveito próprio sem pensarem no futuro.
Doutor- Realmente a sua beleza está a desaparecer...
Terra- Eu bem tento preserva-la mas por todo lado existem lixeiras a céu aberto que espalham mau cheiro e doenças. Além disso os resíduos Industriais estão a contaminar os solos , os rios ,os mares, ... Eu assim não consigo viver! E se eu não conseguir...
Doutor- Nós, os Seres Humanos também não!
Terra- Morreremos ....
Doutor- O que podemos fazer para evitar que esse mal aconteça? Existe algum medicamento que eu possa receitar?
Terra- O meu remédio depende de todos vocês. Parece difícil mas têm que começar por algum lado. Por exemplo todos podem praticar nas vossas casas a politica dos 3 “R”.


texto colectivo









A politica dos 3 "R" significa:






Reduzir- Diminuir a utilização de produtos como o plástico.



Reutilizar- Nova utilização de produtos



Reciclar- Com os materiais das embalagens de plástico, vidro, metal e papel, fabricar novas embalagens.



Estudo do Meio 4, Areal editores





Receita simples para a salvação da Terra:



Em casa...
Separar os lixos e evitar os aerossóis.


Na rua...
Nunca deitar nada para o chão. Fechar bem os sacos do lixo. Colocar o lixo separado nos respectivos ecopontos.


Na Natureza...
Usar sempre os caixotes do lixo. Nunca enterrar lixo na areia das praias. Nunca fazer fogueiras ou brincadeiras com o fogo nas matas.

Sem comentários: