quarta-feira, 2 de abril de 2008

Dia Internacional do Livro Infantil

Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil que se comemora hoje, dia 2 de Abril, data do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Os alunos do 4.º ano realizaram a biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen que é considerada uma das escritoras de livros para crianças mais importantes da Literatura Portuguesa e autora de alguns textos abordados nas aulas e no manual de Língua Portuguesa.

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto, em 1919. Alguns dos seus livros são inspirados nas suas próprias vivências durante a sua infância, nesta cidade e na praia da Granja. Mais tarde viveu em Lisboa onde estudou e tirou o curso de Filologia Clássica, na Universidade de Lisboa. Foi mãe de cinco filhos o que a motivou a ser escritora de livros para crianças, mas a sua obra inclui também obras poéticas, foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Em 1999 ganhou o prémio Camões.
Os principais livros que escreveu foram: O Rapaz de Bronze (1956), Histórias da Terra e do Mar (1984) e os contos infantis A Fada Oriana (1958), A Menina do Mar (1958), Noite de Natal (1959), O Cavaleiro da Dinamarca (1964) e A Floresta (1968).


Fundo do mar

No fundo do mar há brancos pavores,
Onde as plantas são animais
E os animais são flores.

Mundo silencioso que não atinge
A agitação das ondas.
Abrem-se rindo conchas redondas,
Baloiça o cavalo-marinho.
Um polvo avança
No desalinho
Dos seus mil braços,
Uma flor dança,
Sem ruído vibram os espaços.

Sobre a areia o tempo poisa
Leve como um lenço.

Mas por mais bela que seja cada coisa
Tem um monstro em si suspenso.

Sophia de Mello Breyner Andresen
Obra Poética
I


Sem comentários: