O texto e a concepção cénica do espectáculo foram criados a partir do tema da “DIFERENÇA”, com o envolvimento dos alunos do pré-escolar, 1º ano e 2º ano do ensino básico (Portugal e Brasil) que elaboraram desenhos acerca do tema “Um Rosto Diferente”, e com o envolvimento de entidades e individualidades que contribuíram com textos e opiniões.
Os desenhos foram seleccionados, resultando (50 de cada país) que constituem a base da dramaturgia e são apresentados em conjunto com a peça “Cor da Pele” na cenografia/exposição “Um Rosto Diferente”.
Este espectáculo está idealizado para apresentações em espaços abertos (ruas e praças) ou em recintos alternativos. É um espectáculo de rua não convencional, assente no corpo e na voz do actor, e com movimento e sonoridade sustentados nas danças e músicas tradicionais pernambucanas e portuguesas, numa vertente contemporânea. Esta pretensão é facilitada pela cenografia e demais objectos que são projectados numa óptica itinerante, de fácil deslocação, montagem e adaptação aos mais variados espaços, relevando na sua concepção um contexto de envolvimento directo com o público.
“Cor da Pele – Um Rosto Diferente” pretende estimular a função social da cultura como fortalecimento de valores éticos de cidadania e do senso cívico.
Dois irmãos gémeos ou duas irmãs gémeas com a curiosidade do conhecimento viajam pelo reino dos conceitos e dos preconceitos. Uma viagem com ou sem volta?
Um Rei, Uma Rainha e Duas Princesas
Prisioneiros
Vampiros
Palhaços
Índios
Negros
Extraterrestres
A família cor-de-rosa
O homem que queria ser colorido
Todos com apenas uma cor
A mudança de cor
O homem do princípio ao fim
A mulher do princípio ao fim
O cabeçudo
O rosto de tela
O rosto indefinido
Três olhos e três bocas
Os narizes
O gordo e a melancia
A estudiosa e a invejosa
A casa e o banco
A Mona Lisa
Sem os braços, sem as pernas e sem o tronco. E a cabeça?
CURIOSIDADES
SOBRE OS DESENHOS SELECCIONADOS DA NOSSA ESCOLA
O desenho do IGOR ALMEIDA do 1º ano encontra-se no grupo “Todos com apenas uma cor”. É um rosto de cor verde.
O desenho do GONÇALO DINIS do 2º ano encontra-se no grupo “O homem que queria ser colorido”, designado por caveira colorida.
Sem comentários:
Enviar um comentário