quarta-feira, 23 de abril de 2008

CENTRO CIÊNCIA VIVA


Conforme estava programado, no dia 22 de Abril, visitamos o CENTRO CIÊNCIA VIVA de Vila do Conde. O Centro apresenta, desde Outubro de 2007, uma exposição sobre "A água no corpo humano-Sangue", que incluí vários módulos interactivos. Tivemos uma monitora que nos guiou e explicou todos os módulos. A visita iniciou com a projecção de um filme sobre o tema já referido. Aprendemos que 70 % do corpo humano é água e, que a quantidade total de sangue é cerca de 5 litros. O que mais gostamos de ver no filme foi o futebolista Nuno Gomes do Benfica. Ele falou sobre a importância dos dadores de sangue, para salvar vidas. Qualquer pessoa entre os 18 e os 65 anos pode doar sangue, desde que seja saúdavel. A visita continuou... Destacamos apenas alguns módulos que, sem dúvida, nos aliciaram!

SANGUE VEÍCULO DA VIDA

Entramos num vaso sanguíneo e viajamos... Para protegê-lo, calçamos uns sapatos de plástico. Viajamos lado a lado com glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Conhecemos as funções e dimensões destes elementos que percorrem o nosso organismo.



CADA CORAÇÃO SEU RITMO


Cada coração tem o seu ritmo. Experimentamos ouvir o coração do cavalo, do elefante, da baleia, do cão, do macaco, do beija-flor... e comparamos com o nosso batimento cardíaco.

Encostamos o ouvido ao “coração” de cada animal e surpreendemo-nos com a relação entre a frequência do batimento de cada um e a respectiva massa corporal.



GUIA ALIMENTAR E RESTAURANTE SANGUE BOM


O guia alimentar dá uma ajuda para bem saber comer! Neste restaurante self-service escolhemos duas refeições e descobrimos qual o “custo” calórico da opção. A monitora deu-nos o talão da escolha de uma refeição pouco saudável e o talão da escolha de uma refeição saudável.

Transmitiu-nos como ter uma alimentação saudável: completa, equilibrada e variada.

Destacou-se a importância da ingestão diária de água e a prática regular de exercício físico.


A QUANTO ANDA O TEU CORAÇÃO

Durante um exercício físico, o coração bate mais depressa, no entanto, a prática regular de exercício torna o coração mais eficiente.

O André, do 2º ano, experimentou subir para a passadeira rolante e caminhar ao ritmo do movimento observado na montanha russa. Nós escutamos a alteração do seu ritmo cardíaco.

LABORATÓRIO

Visitamos o laboratório... Observamos ao microscópio os glóbulos vermelhos e, apresentaram-nos duas experiências. A primeira experiencia foi com a água e o leite (verficar se a água tem cálcio). A água ficou azul e o leite lilaz. Só o leite é que tem cálcio. A segunda experiência foi com a chama de gás e o leite (verificar a presença do potássio). A chama era azul e, ao juntar o leite passou a cor laranja.


Nós adoramos esta visita de estudo!

(alunos do 1º e 2º anos)


Sem comentários: