terça-feira, 15 de abril de 2008

PLANTAÇÕES E SEMENTEIRAS


No dia 1 de Abril , saímos à Descoberta do Ambiente Natural... Não foi partida do dia dos enganos! Foi mesmo verdade! Fomos à mata da escola e, observamos algumas plantas que nascem e crescem sem serem cuidadas. São as chamadas plantas espontâneas. Aproveitamos e, com a ajuda da D. Maria, recolhemos "terra fértil" para fazer plantações e sementeiras.

Na sala de aula, dialogamos sobre a diversidade de plantas e os diferentes ambientes onde vivem. Referimos as partes constitutivas de uma planta completa: raíz, caule e folhas. Só algumas têm flores e fruto.

De seguida, passamos à prática do cultivo, colocando mãos à obra. Plantamos amores perfeitos e petúnias. Semeamos plantas da horta: feijão preto, abóbora menina, abóbora chila, milho amarelo e salsa. Semeamos também, plantas do jardim: relva, girassóis, milho preto, petúnias, cravos túnicos, camélias e amores perfeitos. No final, deitamos água e colocamos os vasos no exterior para captar luz natural.

Com collants velhos, serrim e relva criamos duas mascotes para a turma... as minhocas relvadas!

Diáriamente, observamos o crescimento das plantas e tratamos delas com carinho. Quando a terra parece ficar seca, deitamos água para alimentá-las.

Observem...

Sem comentários: