sexta-feira, 5 de outubro de 2007

DIA DA REPÚBLICA

Hoje, 5 de Outubro é feriado nacional... Não tivemos aulas na nossa escola mas, nos dias anteriores discutimos a importância desta data.
A 5 de Outubro de 1910, pelas 11 horas da manhã, foi proclamada a República, na sala Nobre dos Paços do Munícipio de Lisboa, após ter terminado a Revolução Nacional, pelo motivo de acharem que o país não estava a ser bem governado.
O regime monárquico vigorou em Portugal mais de 700 anos, de 1143 a 1910. O último Rei de Portugal, D. Manuel II, subiu ao trono ainda muito novo, não sendo o príncipe herdeiro, não teve a devida preparação para governar o país. Sentiu-se incapaz, partindo com a família para Inglaterra.
Houve a necessidade de implantar uma nova forma de governo, a República. O chefe máximo chama-se Presidente da República e é eleito pelo Povo. As eleições fazem-se de cinco em cinco anos e, passado esse tempo, o Povo pode eleger outro Presidente. Na época da Monarquia, o Rei governava até morrer. Depois sucedia-lhe no poder o príncipe herdeiro que era o filho mais velho. O povo não podia escolher os seus governantes. Na República, todos têm direito a votar em ano de eleições.
Uma vez proclamada a República, no dia 5 de Outubro de 1910, constituiu-se um governo provisório presidido pelo professor universitário e escritor, Dr. Teófilo Braga. Elaborou-se a primeira Constituição Republicana e publicou-se várias leis. A bandeira e o hino nacional foram substituídos.
Em 1911, houve eleições e, o povo elegeu para Presidente da República o Dr. Manuel de Arriaga.
Muitos outros sucederam nesta forma de governo. Actualmente, o Presidente da República é o professor universitário Dr. Cavaco Silva.

Sem comentários: