domingo, 7 de outubro de 2007

DIA DOS CASTELOS

O Dia Nacional dos Castelos é a 7 de Outubro mas, como é fim de semana, comemorámos na escola, alguns dias antes. Proferiu-se que há muitos castelos no nosso país. Aí viveram os Reis, príncipes e princesas... Os castelos eram constantemente vigiados pelos soldados e, sempre que avistavam o inimigo defendiam a sua fortaleza. Mas também atacavam, travando lutas com outros povos na conquista de terras para alargar o território.

Estabeleceu-se um diálogo... Falamos sobre o nosso primeiro Rei de Portugal D. Afonso Henriques e sobre o último Rei D. Manuel II. As bandeiras usadas na época dos Reis também foi tema de conversa. Às crianças foi-lhes incutida a ideia de que devemos preservar os Castelos ainda existentes, porque fazem parte do nosso património histórico. Devemos conservá-los para que as futuras gerações tenham o privilégio de os observar e conhecer como nós.

No dia em que valorizamos a importância dos castelos, os alunos, individualmente, numa folha de papel, idealizaram castelos. Alguns com um toque artístico conseguiram produzir fortalezas quase perfeitas. Estão todos de parabéns! Os trabalhos serão expostos na sala de aula para que possam ser observados. Realizamos uma outra actividade de recorte e colagem de castelos em miniatura que, as crianças levaram para casa. Neste âmbito comemorativo, montamos também um magnífico castelo de brincar. As crianças ficaram delirantes e maravilhadas!

Sem comentários: